twitter

Investimento de 1,3 ME em duas escolas primárias em São Cosme e Riba de Ave

Investimento de 1,3 ME em duas escolas primárias em São Cosme e Riba de Ave
Fotografia

Publicado em 12 de abril de 2019, às 16:35

São Cosme e Riba de Ave.

A Câmara de Famalicão vai abrir, no início do terceiro período letivo, duas “novas” escolas do 1.º ciclo, que sofreram obras de requalificação orçadas em mais de 1,3 milhões de euros, anunciou hoje o município.
Uma é a escola Conde S. Cosme, na cidade, que foi alvo de um investimento superior a 800 mil euros, com a ampliação do edifício e construção de refeitório, biblioteca, sala de professores e recreio coberto.
Foram ainda executados arranjos exteriores, com a construção de um campo desportivo com relva sintética. Em Riba de Ave, e num investimento superior a 500 mil euros, as obras passaram pela reabilitação total do edifício e pela criação de mais duas salas, tendo ainda sido construídos uma sala de apoio, uma biblioteca, uma sala de professores e um recreio coberto.
Os arranjos exteriores contemplaram também um espaço desportivo com relva sintética.
Os dois projetos foram cofinanciados pelo NORTE 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Ambos os edifícios fazem parte do chamado “plano centenário”, o que significa que integram o conjunto de escolas construídas durante o regime salazarista. A Câmara de Famalicão está já a preparar um conjunto de intervenções em outras escolas do concelho. Em causa, estão as obras de ampliação e requalificação das escolas básicas de Arnoso Santa Eulália, Avidos e Mões, esta última com uma intervenção profunda. Serão ainda reabilitadas as escolas de Vilarinho das Cambas e da Estalagem, em Vermoim.
Autor: Redação