twitter

Arcebispo de Braga aposta na «reformulação» de vários serviços pastorais

Arcebispo de Braga aposta na «reformulação» de vários serviços pastorais
Fotografia

Publicado em 03 de abril de 2019, às 12:43

Arquidiocese de Braga é constituída por 551 paróquias que servem atualmente cerca de 850 mil habitantes.

O Arcebispo de Braga promoveu mudanças nos diversos serviços pastorais da arquidiocese minhota, com a “reformulação” de várias comissões de trabalho da Igreja Católica local e a nomeação de diversos novos responsáveis. Em comunicado publicado na página online da Arquidiocese de Braga, D. Jorge Ortiga explica esta decisão com a necessidade de «incrementar a unidade pastoral» e «estimular uma corresponsabilidade efetiva nos diferentes sectores». Aquele responsável destaca ainda o objetivo de «incrementar uma maior consciência missionária e evangelizadora» no meio das atuais estruturas católicas da região.
Estas alterações, que vão vigorar durante «um período de cinco anos», compreendem a passagem de seis para oito comissões arquidiocesanas e a mudança de designação em vários destes organismos.
Nas áreas da ‘Pastoral Comunitária e Missionária’, da ‘Educação Cristã’, da ‘Celebração da Fé’, do ‘Desenvolvimento Humano Integral’, das ‘Vocações’, dos ‘Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica’, dos ‘Leigos, Família e Vida’, e dos ‘Bens Patrimoniais e Cultura’. No caso do novo setor da ‘Pastoral Comunitária e Missionária’, este é assumido pelo padre António Garcia Torres, que foi diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral. Quanto à Comissão para a Celebração da Fé, esta área pastoral é assumida pelo padre Hermenegildo Faria, cónego do Cabido Metropolitano e Primacial Bracarense. Para o departamento do ‘Desenvolvimento Humano e Integral’, D. Jorge Ortiga designou como presidente o padre Roberto Mariz, com um percurso ligado à Pastoral Socio-caritativa na arquidiocese minhota. Seguindo para o setor das Vocações, ele vai ficar a cargo do padre Vítor Novais, que já tinha coordenado anteriormente a Comissão Arquidiocesana para as Vocações, Ministérios e Missões. Outra nova comissão, ou com uma designação diferente, ligada aos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, ela será chefiada pelo padre Manuel Morujão, que já era Vigário Episcopal para a Vida Consagrada na região. No que toca ao setor dos ‘Leigos, Família e Vida’, o arcebispo de Braga reconduziu para o cargo de presidente o padre Luís Teixeira da Silva, que já coordenava a Comissão Arquidiocesana para o Laicado e Família. O mesmo aconteceu na área dos Bens Patrimoniais e Cultura, que continuará a cargo do cónego José Paulo de Abreu; e da Educação Cristã, que seguirá sob a alçada do cónego Luís Miguel Rodrigues. A vertente da Comunicação, antes inserida na Comissão dos Bens Patrimoniais e Cultura, passa a estar colocada na Comissão para a Pastoral Comunitária e Missionária, continuando a ser presidida pelo padre Paulo Terroso Silva.
A nota divulgada pela Arquidiocese de Braga inclui também “novas nomeações” para diversos departamentos pastorais inseridos nas referidas comissões, algumas “confirmações” e outras que acontecem “primeira vez”, como frisou D. Jorge Ortiga.
A Arquidiocese de Braga é constituída por 551 paróquias, agrupadas em 14 arciprestados, que servem atualmente cerca de 850 mil habitantes.
Autor: Ecclesia / NC