Fotografia:
🔊 LED´s podem dar à luz neurónios artificiais

INL avança com projeto que é financiando em cerca de quatro milhões de euros pela comissão europeia.

Nuno Cerqueira
14 Mar 2019

É um novo rumo no âmbito da Inteligência Artifical (IA) e esta passa por Braga. O Instituto Ibérico de Nanotecnologia (INL) recebeu financiamento europeu para através da luz criar neurónios. Como? Com  LED´s.

Reunidos hoje em Braga, o consórcio liderado pelo INL levantou um pouco do véu quanto ao financiamento recentemente recebido da comissão europeia – projetos H2020 – para iniciar uma investigação praticamente única no mundo.

Se até à data a IA utilizava sistemas eletrónicos, onde em termos de velocidade, nomeadamente os processadores, pouco se evoluiu nos últimos 10 anos, os investigadores do INL propõe-se agora seguir o caminho da Inteligência Artificial à boleia da luz.

«Na prática queremos tentar utilizar os LED como fonte de IA. No fundo queremos emular neurónios através dos LED aproveitando a velocidade da luz», revelou ao Diário do Minho Bruno Romeira do INL.

Este investigador adianta ainda que o projeto, “Chip A.I.”, tem três anos de duração e recebeu um financiamento de 3,89 milhões de euros.

 




Notícias relacionadas


Scroll Up