twitter

UMinho recebe o maior evento de robótica educacional do mundo

UMinho recebe o maior evento de robótica educacional do mundo
Fotografia

Publicado em 06 de março de 2019, às 09:03

13ª RoboParty junta de quinta-feira a sábado 500 jovens a construir robôs móveis autónomos, em Guimarães

A Universidade do Minho e a sua spin-off botnroll.com organizam de quinta-feira a sábado, dias 7 a 9 de março, a RoboParty, com 500 participantes vindos de todo o país.
A iniciativa decorre no pavilhão desportivo do campus de Azurém, em Guimarães, e tem entrada livre.
Este é considerado o maior evento de robótica educacional do mundo, ensinando a criar robôs móveis autónomos de forma simples e animada. Já houve 12 edições em Guimarães, duas em Lisboa e uma no Brasil, na Alemanha e no Canadá, sendo a próxima na Dinamarca, em setembro. A sessão de abertura desta decorre na quinta-feira, pelas 10h00, com a presença do reitor Rui Vieira de Castro, do presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, do presidente da Escola de Engenharia da UMinho, João Monteiro, e do coordenador do evento, Fernando Ribeiro.
Os participantes da RoboParty têm entre 8 e 74 anos, sendo boa parte da faixa etária dos 15-18 anos, mas uma equipa da Universidade Sénior D. Sancho I (Almada) tem o elemento mais novo com 67 anos.
Ao longo dos três dias non-stop (os jovens trazem saco-cama), há múltiplas atividades lúdicas e desportivas paralelas, como apresentação de gadgets, atuações de DJ e de tunas, torneios de xadrez, de ténis de mesa e de lançamentos de basquetebol, jogos tradicionais, performances de kickboxing, circuito de estafetas e espaço wireless. As novidades deste ano são as demonstrações de drones e de robôs móveis e autónomos, bem como as formações acreditadas para os professores acompanhantes, nas áreas de visão por computador, montagem de robôs e inteligência artificial. As anteriores edições totalizaram 5500 entusiastas com vontade de se divertirem a aprenderem tecnologias. Os sites oficiais são www.roboparty.org e www.facebook.com/roboparty.
Autor: Redação