Fotografia: Nuno Cerqueira

Março é sinónimo de teatro no Gil Vicente em Barcelos

Teatro em destaque no mês em que regressa o HARMOS

Redação / NC
26 Fev 2019

Neste mês de março, o teatro está em destaque no Gil Vicente, com o FESTIBA – Festival Internacional de Teatro de Barcelos. O HARMOS está também de regresso.

A programação do Teatro Gil Vicente inicia com o espetáculo “IPCA Solidário”, no dia 1 de março, às 21h30, espetáculo que reverte a favor da Associação de Apoio a Doentes com Leucemia e Linfoma. A entrada custa 3€ e destina-se a maiores de 6 anos.

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher e abrir as honras do FESTIBA, no dia 8 de março, às 21h30, o Teatro das Beiras apresenta a peça “Donna Sala”. No dia 16 de março, às 21h30, é a vez d’A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos levar ao palco a peça “Menina Júlia”. No dia 17, a Associação – No Encalço das Ideias promete divertir com a peça “Eu sou o meu avô”, um espetáculo em que os espetadores participam ativamente na peça. No dia 23, às 21h30, a Companhia de Teatro de Braga estará presente com um texto pertencente ao realismo alemão com o Concerto “à la care” de Franz Xaver Kroetz.

Nos dias 10, 24 e 27, o teatro é dedicado aos mais pequenos, às 16h00 e 21h30, respetivamente.
No dia 10, às 16h00, o teatro recebe a peça “Bzzzoira Moira” pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. Trata-se de um espetáculo com marionetas inspirado num conto popular do norte do país, com seres fantásticos.

Nos dias 24 e 27, a Capoeira- Companhia de Teatro de Barcelos está de volta para a estreia da peça “Pinóquio”, o tradicional conto italiano do menino de madeira, representado com marionetas. No dia 27, dia em que se comemora o Dia Internacional do Teatro, sobe a palco o divertido e fantasioso espetáculo de Nikolai Gogol “O Nariz”.

No dia 29, às 21h30, o Teatro Fuori Rotta de Itália apresenta um grande sucesso de teatro contemporâneo italiano a peça “Novecento”, de Alessandro Barrico.

Para encerrar o FESTIBA, no dia 31, às 16h00, será apresentada a peça “Pão Nosso” do Teatro de Balugas de Barcelos, espetáculo vencedor do Festival de Teatro Popular de Barcelos 2018 que promete trazer a palco o ciclo do pão através de memórias, cantigas e ofícios.

No domínio musical, o Teatro Gil Vicente recebe, nos dias 9 e 30 de março, dois concertos no âmbito do triciclo. No dia 9, às 17h00, o serviço educativo está de regresso. Depois de em dezembro terem juntado jovens músicos locais com a Academia de Música de Viatodos, desta vez é a comunidade cigana que vai ser envolvida.

O espetáculo “identidade”, coordenado pelo músico Samuel Martins Coelho, vai juntar jovens do projeto Galo@rtis, do Centro Social Abel Varzim, com artistas locais. A entrada é gratuita.

No dia 30, às 22h00, é a vez do espetáculo de “B Fachada” que chega a Barcelos para apresentar o disco “viola braguesa x”.

Ainda no âmbito musical, o Ciclo Jazz ao Largo está de volta ao Teatro Gil Vicente e promete uma dinâmica musical no dia 15, às 22h00, com o espetáculo dos Eyebrow.

O Cineclub Zoom leva ao Teatro Gil Vicente três filmes: “O Ladrão ProfissionaL” de Michael Mann, no dia 12, às 21h30; no dia 19, “Bob, o jogador” de Jean-Pierre Melville e, no dia 26, “Fim-de-semana no ascensor” de Louis Malle. As sessões de cinema têm início às 21h30 e têm entrada paga.

Ainda no âmbito da programação cultural do mês de março, regressa o HARMOS Festival ao Salão Nobre dos Paços do Concelho, com os seguintes espetáculos: no dia 21, “Lipsia Quintet”, no 22, “Vicit Quartet” e, no 23, “Tandru Trio”, sempre às 21h30. Este Festival, que vai na sua 13.ª edição, é um conceito único em todo o espaço europeu que reúne os melhores alunos de algumas das mais conceituadas escolas superiores de música.

O que é o FESTIBA?

O FESTIBA – Festival Internacional de Teatro de Barcelos é uma iniciativa organizada pela Capoeira- Companhia de Teatro de Barcelos em colaboração com o Município e rege-se não só pela participação de grupos internacionais, mas também pela apresentação de dramaturgias estrangeiras, deixando sempre espaço para o que é português. Uma linha de programação pensada para o público, com o objetivo de promover o interesse pelo teatro nas suas mais diversas variantes e promover a abertura e linguagens e culturais teatrais diferentes.





Notícias relacionadas


Scroll Up