twitter

Pesca da lampreia nas pesqueiras do rio Minho obriga a uso de colete de salvação

Pesca da lampreia nas pesqueiras do rio Minho obriga a uso de colete de salvação
Fotografia

Publicado em 14 de fevereiro de 2019, às 15:54

Coimas oscilam entre os 25 e os 240 euros.

A pesca da lampreia nas pesqueiras do rio Minho, que começa na sexta-feira, implica este ano, pela primeira vez, o uso obrigatório do colete de salvação, disse hoje o capitão do porto de Caminha.

Em declarações à agência Lusa, Pedro Costa explicou que "o edital de pesca no rio Minho que contempla aquela medida entrou em vigor em novembro de 2018, mas, na prática, [a medida] vai começar a ser aplicada a partir de sexta-feira, pelas 08h00, e até 16 de maio, às 08h00".

Pedro Costa explicou que "o incumprimento daquela norma resultará no pagamento de uma coima cujo valor oscila entre os 25 e os 240 euros".

"O principal objetivo desta medida é começar a criar uma cultura de utilização do colete para que caso aconteça um acidente se consiga prevenir a sua gravidade. O uso do colete garante a flutuabilidade ao pescador que, ao cair, mais probabilidades terá de se salvar", especificou o capitão do porto e comandante da Polícia Marítima (PM) de Caminha.

A medida foi aprovada em maio de 2018 pela Comissão Internacional de Limites entre Portugal e Espanha, na sequência dos dois acidentes mortais registados nesse ano no rio, envolvendo aquelas estruturas, em pedra, onde são colocadas redes para a captura da lampreia.

Um dos casos ocorreu em fevereiro de 2018, com um pescador de 56 anos de idade, de Messegães, em Monção, e outro em abril do mesmo ano, vitimando um homem de 67 anos, de Alvaredo, Melgaço.


Autor: Lusa