Fotografia:

“Buzinão” marcado para Vila Verde contra “passadeiras elevadas”

Câmara diz que há «motivações políticas».

Redação / NC
6 Fev 2019

Está a ser organizado nas redes sociais um “buzinão” para esta quinta-feira, 7 de fevereiro, para o concelho de Vila Verde devido às passadeira elevadas que foram instaladas pela Câmara local.

No total são  20 passadeiras elevadas que tem o objetivo de “facilitar a vida” a pessoas com mobilidade reduzida e diminuir os atropelamentos, mas que segundo alguns vila-verdenses são excessivamente altas».

António Vilela sublinhou que outro objetivo é contribuir para a «mobilidade sustentável», que ganhará outra dimensão na primavera, quando estiver concluída a ciclovia urbana, com cerca de sete quilómetros de extensão.

 

«Foram instaladas cerca de 20 novas passadeiras elevadas, em zonas de maior afluência de peões, sobretudo junto a escolas», referiu, acrescentando que «foram feitas de tal forma que não provocam qualquer constrangimento» à circulação rodoviária.

António Vilela reconheceu que houve «problemas de execução» em relação a duas passadeiras, que ficaram com uma altura «desajustada» mas que entretanto já foram corrigidas.

Alguma contestação tem sido notada ano centro da vila em relação às passadeiras e que levaram agora a um protesto em forma de buzinão.

O presidente da Câmara disse que se trata de algo que «acontece sempre em qualquer local em que a medida é implementada», mas adiantou que também poderá estar relacionada com «motivações políticas».

«Os que no passado se queixavam de falta de segurança nas nossas estradas são os mesmos que agora se queixam das passadeiras, esquecendo-se de fazer contas às muitas pessoas que já morreram atropeladas em Vila Verde», referiu.

Segundo António Vilela, vão ser instaladas mais 35 passadeiras elevadas pelas freguesias do concelho, nos locais de maior atravessamento.

As passadeiras estão incluídas na empreitada da ciclovia, que inclui ainda a construção de passeios, num investimento global de cerca de 800 mil euros.





Notícias relacionadas


Scroll Up