twitter

Indústria automóvel representou 46% das exportações de Famalicão, em 2017

Indústria automóvel representou 46% das exportações de Famalicão, em 2017
Fotografia

Publicado em 03 de fevereiro de 2019, às 11:58

Vendas de Famalicão para mercados internacionais atingiram os 920 milhões de euros (8,9% do total nacional).

A indústria automóvel representou, em 2017, 46% das exportações de Vila Nova de Famalicão e 9,4% do total nacional, tendo atingido no concelho um volume de negócios de 1.066 mil milhões de euros, anunciou hoje a autarquia famalicense. Em comunicado, a autarquia de Famalicão salienta que as empresas especializadas no fabrico de componentes fazem do setor "o principal dínamo exportador do concelho", segundo os dados do mais recente Anuário Estatístico Regional do Instituto Nacional de Estatísticas.
Segundo aquele documento, as vendas de Famalicão para mercados internacionais atingiram os 920 milhões de euros (8,9% do total nacional), sendo a Alemanha o principal mercado de destino, seguido de Espanha e do Reino Unido.
Os indicadores do INE apontam ainda que a indústria automóvel representa 22% do volume de negócios do concelho e dá emprego a 5206 pessoas, contabilizando 40 empresas e 473 milhões de euros de Valor Acrescentado Bruto.
A autarquia destaca que "da metalurgia aos moldes, passando pelo fabrico de pneus e outros elementos em borracha e plástico, até aos têxteis e à eletrónica, são cada vez mais as pequenas e médias empresas famalicenses produtoras de componentes para automóveis que acrescentam valor a um setor estratégico, que exporta, gera emprego, incorpora tecnologia de ponta e aposta na inovação e no desenvolvimento".
A Continental Mabor, quarta exportadora nacional, continua a ser a empresa que mais contribui para aqueles dados, mas, refere o texto, "o seu peso está a diminuir no volume das exportações do concelho" com "outros ?players' de referência nacional e internacional" a formarem "um cluster com forte impacto na economia nacional, com destaque para a TMG Automotive, a Coindu, a Olbo&Mehler, o Grupo Celoplás, a Tesco, a Vishay e a Injex".
Autor: Redação