Fotografia: DR

Festival de Teatro Amador de Esposende em cena em fevereiro e março

Total de doze espetáculos, no Auditório Municipal de Esposende.

Redação / NC
2 Fev 2019

O Município de Esposende vai levar a efeito, nos meses de fevereiro e março, a terceira edição do FestiAma – Festival de Teatro Amador do Concelho de Esposende.

O evento enquadra-se no programa CREARTE – Crescimento da Arte Teatral em Esposende e contempla a apresentação de seis produções teatrais, num total de doze espetáculos, no Auditório Municipal de Esposende.

Os grupos de teatro amador do concelho vão levar à cena as peças de teatro preparadas no âmbito das respetivas formações, sob a orientação do encenador e formador Jorge Alonso, sendo eles o Forjães em Cena, o GARFO – Grupo de Artes Recreativas de Fonte Boa, o GATA – Grupo de Teatro Amador de Fão, o GATERC – Grupo Amador de Teatro Esposende-Rio Cávado e o JUM – Juventude Unida de Marinhas. O grupo de teatro infantil e juvenil Boca de Cena, sob a orientação do encenador Hugo Direito Dias, irá estrear a peça “Escafandro”.

Os espetáculos decorrerão ao fim-de-semana, ao sábado às 21h30 e ao domingo às 16h30, sendo que cada ingresso custa 2 euros.

O festival inicia-se no fim-de-semana de 16 e 17 de fevereiro, com a apresentação da peça “O Nariz”, uma adaptação do conto de Nicolau Gogol, pelo GATA – Grupo de Teatro Amador de Fão.

O GATERC apresenta-se em palco, nos dias 23 e 24 de fevereiro, com a produção “Al Olaré”, baseado num texto de Mário Botequilha.

O FestiaAma prossegue, nos dias 9 e 10 de março, com o Boca de Cena, que apresenta “Escafandro”, com texto de Hugo Direito Dias, peça criada no âmbito do Março com Sabores do Mar 2019.

Nos dias 16 e 17 de março, o JUM leva à cena “Círculo da Caça”, de Eduardo de Filippo. A peça acontece em torno de um respeitoso “Clube de Caça” que não é mais que um disfarce de uma casa de jogo clandestina.

O GARFO apresenta, nos dias 23 e 24 de março, “Aqui há Gato”, de Joaquim Graça do Vale, uma peça cómica que abre uma janela sobre a complexidade das relações amorosas e suas aventuras, abordando-as sob perspetivas etária, estrato social ou simplesmente de ordem cronológica.

A encerrar esta terceira edição do FestiAma, no fim de semana de 30 e 31 de março, o grupo Forjães em Cena apresenta “A Vizinha do Lado”, de André Brun.

O Festival de Teatro Amador de Esposende visa dar a conhecer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos grupos de teatro amador do concelho, sob a orientação do encenador e formador Jorge Alonso e de Hugo Direito Dias. Para além da oportunidade de apresentarem publicamente o seu trabalho e de se conhecerem entre si, os grupos de teatro do concelho têm também, através deste festival, a oportunidade de adquirir ferramentas relativas à organização de um espetáculo.





Notícias relacionadas


Scroll Up