twitter

? "Helena" vai trazer o maior nevão deste inverno às terras altas do Minho

? "Helena" vai trazer o maior nevão deste inverno às terras altas do Minho
Fotografia

Publicado em 31 de janeiro de 2019, às 23:39

Neve a cotas de 600/500.

https://youtu.be/hYsubxTdlsE A depressão "Helena" não vai trazer apenas chuva e vento. Nas terras altas do Minho, assim como nas terras do Barroso, está previsto o maior "nevão" deste inverno. E começa já esta sexta-feira.
Segundo dados fornecidos pelos especialistas da "Meteo Trás os Montes" e "Meteo Montalegre", a neve vai chegar de forma significativa em zonas como o Barroso, Gerês, Soajo, Cabreira, Amarela e Peneda.
«Para amanhã parece ser consensual que poderemos ter neve a cotas mais baixas, 600/800 metros (final do dia)», reforçam. AAEMET coloca neve entre os 800 e 500 metros à tarde e do outro lado da fronteira a "Meteo Galicia" aponta para os 800 baixando aos 600 metros, ou seja, na Portela do Homem, em Terras de Bouro, há fortes hipóteses de nevar. Em Montalegre a neve é dada como certa, mas esta não vai chegar a locais como Braga ou Guimarães. «Não nevará à porta de todos, mas é sem dúvida a melhor situação de neve a cotas mais baixas da temporada até ao momento e sempre podem e oxalá aconteçam surpresas», dizem os especialistas que deixam um alerta: «muita precaução nas estradas, pois além da neve nas terras altas também soprará muito vento, a sensação térmica será de muito frio». Sigam as recomendações da Proteção Civil e consultem os avisos oficiais do IPMA.
Autor: Nuno Cerqueira