Fotografia: Nuno Cerqueira

Câmara de Barcelos atribuiu na primeira fase mais de 88 mil euros em bolsas de estudo

Foram contemplados 192 estudantes, das 278 candidaturas que deram entrada na Câmara.

Redação / NC
30 Jan 2019

A Câmara de Barcelos anunciou, numa primeira fase, a atribuição de mais de 88 mil euros em bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior.

Segundo dados revelados pela autarquia liderada pelo socialista Miguel Costa Gomes, foram contemplados 192 estudantes, das 278 candidaturas que deram entrada na Câmara neste presente ano letivo.

As listas dos candidatos admitidos à primeira fase de atribuição das bolsas de estudo do Município, para o ano letivo 2018/2019, estão publicadas no sítio do Município em http://cm-barcelos.pt.

Distribuídas pelos diferentes escalões, com base no seu rendimento per capita, contudo apenas 121 serão apoiadas devido ao facto de as restantes serem beneficiárias de bolsa superior à atribuída pelo Município, por parte da Direção Geral do Ensino Superior (DGES).

«As bolsas destinam-se a apoiar os estudantes residentes no concelho há mais de dois anos, matriculados em cursos que confiram grau académico de licenciatura, mestrado integrado ou curso técnico superior profissional com aproveitamento escolar no último ano letivo que frequentaram, com uma média igual ou superior a 13 valores e que solicitaram bolsa de estudo no estabelecimento de ensino superior que frequentam, desde que não possuam um rendimento mensal per capita superior a 85% do Indexante aos Apoios Sociais (IAS)», refere em nota de imprensa a Câmara de Barcelos.

O valor da bolsa é variável (por escalões), tendo como montante máximo a atribuir 300 euros mensais e é complementar à bolsa de estudo do estabelecimento de ensino superior que frequentam.

«Este apoio visa apoiar os estudantes com escassos recursos económicos e tem como objetivo minimizar as dificuldades económicas das famílias», acrescenta ainda.

O montante a atribuir nesta primeira fase totaliza 88.523,19€.

A segunda fase de atribuição das bolsas de estudo destina-se aos estudantes cujos processos aguardam a entrega da notificação de atribuição da bolsa de estudo pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES).

Atualmente aguardam a notificação de atribuição da bolsa de estudo pela Direção Geral do ensino Superior 23 estudantes.





Notícias relacionadas


Scroll Up