twitter

Proteção Civil municipal aprova atualização de Plano de Emergência de Guimarães

Proteção Civil municipal aprova atualização de Plano de Emergência de Guimarães
Fotografia

Publicado em 28 de janeiro de 2019, às 16:15

Vai ser agora enviado para a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

A Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) de Guimarães deu, por unanimidade, parecer favorável à atualização do Plano Municipal de Emergência do conselho, anunciou hoje a autarquia. Em comunicado, a Câmara Municipal de Guimarães esclarece que o documento, apreciado por aquela comissão hoje, em reunião, vai agora ser enviado para a Autoridade Nacional de Proteção Civil para aprovação e publicação, depois de ter sido considerado em discussão pública.
O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Guimarães (PMEPCG), explica o texto, "é um plano de âmbito geral, elaborado para enfrentar a generalidade das situações de emergência que se admitem para o âmbito territorial e administrativo do município de Guimarães".
Segundo a autarquia, esta será a quarta revisão ao plano inicial, elaborado pela primeira vez em 2002, sendo esta a versão "elaborada para a generalidade das situações de emergência e que podem resultar em acidentes graves ou catástrofes que afetem populações, património edificado, ambiente e atividades socioeconómicas, nomeadamente através de riscos naturais, tecnológicos e mistos". A autarquia refere ainda que, após a aprovação pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, compete à CMPC do município de Guimarães a ativação do PMEPCG, assim como a sua desativação, sendo que ambas devem ser comunicadas de imediato à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), através do Comando Distrital de Operações de Socorro.
"Paralelamente, serão informados da ativação e desativação do PMEPCG, as Juntas de Freguesia, os Municípios contíguos afetado e a comunicação social", lê-se.
Na reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, além da autarquia, estiveram representadas instituições como os Bombeiros Voluntários de Guimarães, os Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas, a Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana, a Polícia Municipal, o Comando Distrital Operações Socorro (CDOS), a Vitrus, e a Vimágua, o Hospital Srª. da Oliveira, a Águas do Norte, EDP Distribuição, Ascendi e Altice, o Regimento Cavalaria n.6, o Centro Distrital da Segurança Social, a Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, a Cruz Vermelha de Guimarães, a Infraestruturas de Portugal, o Corpo Nacional de Escutas do Núcleo de Guimarães e a Assembleia Municipal.
Autor: Redação