Fotografia: DR

Tabela Periódica “humana” formada na terça-feira em Braga

Ação decorre dia 29, às 10h00, no Largo do Pópulo, por 133 alunos do secundário.

Redação
25 Jan 2019

A Praça do Pópulo, em Braga, acolhe na próxima terça-feira, dia 29, às 10h00, uma Tabela Periódica Humana, formada por 133 alunos de escolas secundárias da cidade (Sá de Miranda e Alberto Sampaio).

A ação é organizada pela Escola de Ciências da Universidade do Minho e pela Delegação de Braga da Sociedade Portuguesa de Química.

A iniciativa, em que cada estudante representa um elemento químico da Tabela Periódica, acontece simultaneamente em locais emblemáticos de várias cidades do país, incluindo Almada, Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Funchal, Lisboa, Porto, Tomar e Vila Real, perfazendo mais de três mil participantes.

O objetivo é sensibilizar os jovens do ensino básico e secundário e o público em geral para a importância dos elementos químicos em tudo o que nos rodeia, bem como dar início ao Ano Internacional da Tabela Periódica, decretado pelas Nações Unidas, e aos 150 anos da primeira Tabela Periódica, proposta pelo russo Dmitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907).

Foi em 1869 que aquele cientista publicou no jornal da Sociedade Russa de Química, com um resumo republicado em alemão na “Zeitschrift für Chemie”, um estudo sobre a classificação sistemática de todos os elementos químicos então conhecidos (63). A Tabela Periódica representa o caráter central da química nas suas interfaces com as restantes áreas do conhecimento e das tecnologias.

Este ano internacional é uma oportunidade para mostrar o papel da química na resolução dos grandes problemas da humanidade, numa ótica de desenvolvimento sustentável, nas áreas do ambiente, energia, alimentação ou saúde. As celebrações pretendem também consciencializar a sociedade para esta ciência enquanto promotora do desenvolvimento e bem-estar e motivar as novas gerações para carreiras nas áreas das ciências e tecnologias.





Notícias relacionadas


Scroll Up