? Idosos de Vila Verde cada vez menos isolados
Vídeo: Diário do Minho
200 idosos sinalizados pela plataforma digital.
Um dispositivo de alarme acionado pelo próprio idoso que esteja aflito poderá vir a ser uma realidade em Vila Verde. Esse é um dos objetivos do projeto “Idade Maior” quer chegar.
Apresentado esta manhã na sala de atos da Câmara de Vila Verde, a intervenção em rede deste projeto volta a inovar e amarrar a linha da frente nesta problemática social que afeta a comunidade sénior em Portugal.
Depois do interface digital onde várias instituições sinalizam situações de carência, o “Idade Maior” passa a estar aberto em tempo real – http://idademaior.coolsis.pt – a todos os cidadãos que detetem situações passíveis de colocar a segurança dos idosos em risco.
No entanto o objetivo é chegar a um sistema em que seja o próprio idoso ou dispositivo a automatizar uma resposta no momento.
«O futuro para por criar, talvez através de uma uma pulseira ou um dispositivo, um sistema em que o idoso envie um alerta no imediato em caso de precisar ajuda urgente», apontou a vereadora Júlia Fernandes.
O presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, destacou que o objetivo é «promover o envelhecimento ativo e a solidariedade intergeracional e institucional aos nossos seniores».
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]