twitter

Autarquias do Cávado e o Presidente da República lamentam morte do primeiro presidente do IPCA

Autarquias do Cávado e o Presidente da República lamentam morte do primeiro presidente do IPCA
Fotografia

Publicado em 28 de dezembro de 2018, às 15:53

Braga, Guimarães, Barcelos e Esposende, assim como o PR, lamentam morte de João Carvalho.

O chefe de Estado lamentou hoje a morte do primeiro presidente do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), João Carvalho, que recordou como “uma referência na sua área de especialidade”, a contabilidade. Numa nota publicada no ‘site’ da Presidência da República, é referido que Marcelo Rebelo de Sousa apresentou “à família, aos amigos e ao IPCA, as suas sentidas condolências pelo falecimento do Professor Doutor João Carvalho, agradecendo em nome de Portugal o seu contributo académico, científico e de serviço à comunidade”. “Era justamente considerado uma referência na sua área de especialidade, a contabilidade, ainda que o seu legado mais duradouro será porventura tudo aquilo que fez no IPCA, onde deixa a sua marca e ao qual se dedicou de corpo e alma, transformando-o numa instituição exemplar no Ensino Politécnico em Portugal”, destaca o chefe de Estado. João Carvalho morreu na quinta-feira, vítima de doença prolongada, anunciou o instituto em nota publicada no seu 'site'. Também a Câmara de Barcelos, onde o IPCA tem sede, manifestou "mais profundo pesar" e "tristeza" pelo falecimentode João Carvalho.
«Neste momento de grande tristeza, a Câmara Municipal de Barcelos envia as mais sentidas condolências à comunidade académica do IPCA e, em especial, à família de João Carvalho», lê-se na nota de imprensa.
«Com o seu espírito de exigência e persistência, João Carvalho foi o principal impulsionador do crescimento do IPCA e da implantação do ensino superior em Barcelos, dando um enorme contributo para o desenvolvimento do nosso concelho e da região do Cávado e do Ave», refere ainda a autarquia de Barcelos. Também a Câmara de Guimarães manifestou pesar, referindo que "o ex-Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e Ave teve um papel determinante no aumento da oferta de ensino para o concelho de Guimarães". "Recorde-se que a Câmara Municipal de Guimarães atribuiu um Voto de Louvor a João Carvalho em março de 2017, reconhecendo a dedicação que sempre demonstrou ao conhecimento e à ciência, ao ensino e à investigação, tendo exercido as funções de Presidente do IPCA desde 2006 até fevereiro de 2017", afirma o presidente da Câmara de Guimarães.
O edil de Braga, Ricardo Rio, utilizou as redes sociais para mostrar lamento.
«Em nome do Município de Braga, endosso sentidas condolências à família do Professor João Carvalho, a seus amigos e ao IPCA, que fez questão de estender fisicamente também para o nosso concelho. Em 2016, tive o grato prazer de prestar homenagem pública a um académico ímpar, a um cidadão atento e a alguém que sempre procurou contribuir para a melhoria do desempenho das autarquias locais. Hoje, todos perdemos», afirmou.
Já o presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, também publicou nota de pesar nas redes sociais.
"Além do reconhecido mérito académico, o Professor João Carvalho era um amigo. Pessoal e amigo de Esposende, onde mantinha residência. A paixão que revelava por Esposende fez com que fosse um acérrimo defensor da abertura, na nossa cidade, do ensino superior do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA). Foi com ele que estabeleci os primeiros contactos para a abertura de um curso, materializado, recentemente, com a Instalação da Escola de Verão do IPCA", frisou Benjamim Pereira, acrescentando ainda que tudo fará para concretizar o sonho deJoão Carvalho "a instalação do ensino superior em Esposende, porque esse era e é o nosso desígnio".  
Autor: Redação / Nuno Cerqueira