twitter

Ainda o 85.º aniversário da freguesia de São Vicente

A freguesia de São Vicente terminou na primeira semana deste mês as comemorações do seu 85.º aniversário.

Hoje, podemos afirmar que para os Vicentinos o dia 6 de Dezembro é uma data que já não passa despercebida, dia de festividade pelo aniversário da sua freguesia e também agora considerado e conhecido como dia da Cidadania.

Nos últimos anos, as festividades têm sido abertas a toda a população sem excepção, sendo mesmo convidada a participar nos momentos que preenchem cada ano o seu programa.

Uma freguesia é feita de passado com história, que se deve em grande parte às pessoas/instituições que ao longo de anos deixaram a sua marca em prol do desenvolvimento da sua terra ou mesmo do seu local de trabalho. Importante, portanto, dizer que sem história não teríamos presente, nem um futuro planeado para quem gosta e se sente bem numa das maiores freguesias do concelho de Braga.

Torna-se, portanto, justo reconhecer o mérito das gentes e instituições de São Vicente, aproveitando a data das festividades para anualmente homenagear quem muito dá e deu a esta terra.

De salientar que as homenagens não são feitas ao acaso, cada ano o responsável pelo pelouro da cultura, professor Domingos Alves pondera e avalia de forma rigorosa as distinções que são atribuídas, de tal forma que este ano o Município homenageou também (e bem) na passada semana o Asilo de São José e o senhor Pedro Leitão, entidade e pessoa distinguida no ano passado pela Junta de Freguesia de São Vicente, nas comemorações do aniversário da freguesia.

Dezenas de homenagens foram feitas desde 2009, cada uma delas tem o seu mérito e justiça, pecando algumas delas pelo seu tardio reconhecimento, caracterizando assim a data como dia da Cidadania.

Por outro lado, ano a ano cada sessão solene (momento máximo das celebrações), tem crescido na riqueza que oferece aos convidados com a presença de ilustres palestrantes. Este ano com a presença do Professor Cândido Oliveira dirigindo umas palavras sobre a importância do poder local.

A animação tem por hábito envolver grupos de São Vicente. Este ano não foi excepção com a magnífica actuação da Associação de Música Arte Sacra de Braga que encantou os presentes.

Se há pouco me referi às homenagens que anualmente são feitas, reconhecendo o passado da nossa freguesia, não menos importante é pensar no futuro da mesma e envolver novas gerações, as nossas crianças que trouxeram a sua alegria ao cantar os parabéns à freguesia e representando a mesma através de uma exposição “Desenhos sobre São Vicente”que esteve patente no Centro Cívico de São Vicente.

São Vicente é hoje de todos, envolve todas as pessoas abertamente. Se a freguesia está de parabéns, cada um de nós, Vicentinos que contribuímos diariamente com o seu crescimento e desenvolvimento se encontra de parabéns.

Numa freguesia devem primeiro estar sempre as pessoas. As pessoas permanecem na história e são parte dela.

Assim termino afirmando que é um orgulho ser Vicentino!


Autor: Tony Reis
DM

DM

23 dezembro 2018