Fotografia: Nuno Cerqueira

Greve dos bombeiros profissionais de Braga é de 100%

Bombeiros da Companhia de Sapadores de Braga.

Redação / NC
19 Dez 2018

A greve dos bombeiros profissionais, que começou hoje, está a ter uma adesão de 100% em algumas corporações, segundo dados da associação e sindicato de bombeiros, que garante que o socorro das populações está assegurado.

Todos os bombeiros da Companhia de Sapadores de Braga aderiram à greve, segundo um balanço feito pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais/Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP/ANBP) relativo aos dois primeiros turnos.

Os bombeiros iniciaram à meia-noite de hoje uma greve nacional contra as propostas dos Governo sobre estatuto de carreira e aposentações, que consideram ter «agravado a vida e o trabalho de milhares de bombeiros profissionais».

Também os bombeiros profissionais de Lisboa, Setúbal, Faro, Tavira, Olhão e Machico (na Madeira) estão em greve.

A greve dura até 02 de janeiro e ocorre em todas as cidades onde existam sapadores bombeiros e bombeiros municipais.

O presidente da ANBP, Fernando Curto, sublinhou que durante a greve «o socorro está garantido» e «toda a população pode estar descansada que os bombeiros estarão lá, porventura até mais, porque ficam mais bombeiros no quartel do que nos outros dias, e todos os outros serviços estão assegurados».

A paralisação dos bombeiros afeta apenas os serviços de prevenção, prevenção a espetáculos, serviços administrativos.

«Esta paralisação nacional tem como objetivo reivindicar a dignificação e valorização da carreira e pelo direito a aposentação e reforma condignas após o limite de idade que a especificidade e as exigências do exercício das funções impõem», refere a ANBP/SNBP.

Os bombeiros profissionais, adianta um documento conjunto, lutam pela criação de um regime de reserva, «pelo vínculo de nomeação e pela manutenção estatutária da carreira como corpo especial de Proteção Civil”, bem como pela “habilitação e qualificação específica para a criação de carreira ou categoria de oficial bombeiro».





Notícias relacionadas


Scroll Up