Fotografia: DR
Universidade do Minho oferece 5038 brinquedos a crianças da região

Solidariedade na região.

Redação
14 Dez 2018

Foram exatamente 5038 – um recorde – os brinquedos recolhidos na Campanha de Recolha de Brinquedos “OFERECE e faz uma criança feliz!” que decorreu na Universidade do Minho (UMinho) entre 5 novembro e 10 de dezembro, os quais foram entregues hoje a nove instituições da região do Minho que trabalham junto de crianças carenciadas.

Para além destas, também cerca de 60 crianças com necessidades especiais receberão este ano um brinquedo adaptado a si.

«Nesta Campanha temos um traço distintivo que é a inclusão», começou por dizer o assessor do Serviços de Acção Social (SASUM), Carlos Videira, salientando a parceria existente entre estes Serviços e o Departamento de Eletrónica Industrial da UMinho na adaptação dos brinquedos.

Além do papel social da Campanha, que procura ajudar instituições para que mais crianças possam ter uma quadra mais feliz «temos também a preocupação que a Campanha apoie outro tipo de necessidades», referiu Carlos Videira.

Esta foi a 11ª edição da Campanha que «pelo segundo ano consecutivo galgou os muros da universidade», afirmou o assessor dos SASUM, uma vez que a mesma se disseminou este ano, por grande parte da região minhota, desde Monção a Fafe, da Póvoa de Lanhoso a Ponte de Lima e Taipas, bem como por vários locais de Braga e Guimarães.

Os 60 brinquedos adaptados só foram possíveis através do “voluntariado”, tal como salientou o professor Fernando Ribeiro, do Laboratório de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da UMinho, sublinhando que o papel da Universidade «é formar pessoas para o futuro, mas não só em termos científicos, mas também como neste caso, para a solidariedade e para o voluntariado”. Fernando Ribeiro realçou ainda que a iniciativa tem tido cada vez mais acolhimento juntos dos estudantes “temos tido cada vez mais voluntários na adaptação dos brinquedos, este ano foram cerca de 20», disse.




Notícias relacionadas


Scroll Up