Fotografia: DR
ILCH da Universidade do Minho celebra 43 anos com nova biblioteca

Sessão inclui palestra sobre humanidades digitais, inauguração de nova biblioteca, atribuição de prémios, além de discursos, teatro e música

Redação / NC
11 Dez 2018

Uma nova biblioteca “como prenda” é um dos momentos das comemorações do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho que na próxima quinta-feira celebra o 43º aniversário pelas 14h30, no anfiteatro B1 do campus de Gualtar, em Braga.

A sessão solene conta com intervenções do reitor Rui Vieira de Castro, do presidente do Instituto, João Cardoso Rosas, e a palestra “Developing Digital Humanities: The BasNum Project in digitising legacy dictionaries”, pelo professor Geoffrey Williams, da Universidade da Bretanha – Sul (França).

A inauguração da nova biblioteca está marcada para as 16h30 e é homenagem a Vítor Aguiar e Silva, professor catedrático emérito da UMinho e figura ímpar dos estudos humanísticos.

O ILCH conta com mais de 1300 estudantes, em oito licenciaturas, 11 mestrados e 5 doutoramentos, e várias dezenas de docentes e investigadores em atividades de ensino, I&D e ligação à comunidade. Possui sete departamentos (Estudos Asiáticos, Estudos Germanísticos e Eslavos, Estudos Ingleses e Norte Americanos, Estudos Portugueses e Lusófonos, Estudos Românicos, Filosofia e Música), dois centros de investigação (Centro de Estudos Humanísticos – CEHUM e Centro de Ética, Política e Sociedade – CEPS) e o Centro de Línguas da UMinho (BabeliUM), que disponibiliza cursos em cerca de 15 línguas.

Sedia também unidades como o Centro de Estudos Galegos, a Fundação Mundo Russo e a Sociedade de Filosofia da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal. O Instituto aposta no desenvolvimento das artes, da cultura humanista, do pensamento crítico, na valorização da língua portuguesa no país e no mundo, além da promoção do multilinguismo e de um ambiente multicultural, com especial atenção à inovação, à interdisciplinaridade e à cooperação, com parcerias em todos os continentes. O site oficial é www.ilch.uminho.pt.





Notícias relacionadas


Scroll Up