twitter

ILCH da Universidade do Minho celebra 43 anos com nova biblioteca

ILCH da Universidade do Minho celebra 43 anos com nova biblioteca
Fotografia

Publicado em 11 de dezembro de 2018, às 10:36

Sessão inclui palestra sobre humanidades digitais, inauguração de nova biblioteca, atribuição de prémios, além de discursos, teatro e música

Uma nova biblioteca "como prenda" é um dos momentos das comemorações do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho que na próxima quinta-feira celebra o 43º aniversário pelas 14h30, no anfiteatro B1 do campus de Gualtar, em Braga.
A sessão solene conta com intervenções do reitor Rui Vieira de Castro, do presidente do Instituto, João Cardoso Rosas, e a palestra “Developing Digital Humanities: The BasNum Project in digitising legacy dictionaries”, pelo professor Geoffrey Williams, da Universidade da Bretanha - Sul (França).
A inauguração da nova biblioteca está marcada para as 16h30 e é homenagem a Vítor Aguiar e Silva, professor catedrático emérito da UMinho e figura ímpar dos estudos humanísticos. O ILCH conta com mais de 1300 estudantes, em oito licenciaturas, 11 mestrados e 5 doutoramentos, e várias dezenas de docentes e investigadores em atividades de ensino, I&D e ligação à comunidade. Possui sete departamentos (Estudos Asiáticos, Estudos Germanísticos e Eslavos, Estudos Ingleses e Norte Americanos, Estudos Portugueses e Lusófonos, Estudos Românicos, Filosofia e Música), dois centros de investigação (Centro de Estudos Humanísticos - CEHUM e Centro de Ética, Política e Sociedade - CEPS) e o Centro de Línguas da UMinho (BabeliUM), que disponibiliza cursos em cerca de 15 línguas. Sedia também unidades como o Centro de Estudos Galegos, a Fundação Mundo Russo e a Sociedade de Filosofia da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal. O Instituto aposta no desenvolvimento das artes, da cultura humanista, do pensamento crítico, na valorização da língua portuguesa no país e no mundo, além da promoção do multilinguismo e de um ambiente multicultural, com especial atenção à inovação, à interdisciplinaridade e à cooperação, com parcerias em todos os continentes. O site oficial é www.ilch.uminho.pt.
Autor: Redação / NC