Fotografia: DM

Fafe tem um dos melhores projetos de inclusão de crianças e jovens

No Bairro da Cumeira.

Rui de Lemos
8 Dez 2018

O “Projeto Ei!” promove a inclusão social das crianças e jovens do conjunto habitacional da Cumieira e comunidade envolvente, através da promoção do sucesso escolar, de uma cidadania ativa e da inclusão digital.

A iniciativa atua num quadro estrutural de exclusão social persistente, que enquadram a generalidade das famílias residentes no bairro social de Fafe.

Desde 2016, aquele projeto interveio junto de mais de 600 jovens do Bairro da Cumieira, entre os seis e 30 anos, proporcionando-lhes um conjunto de recursos suscetíveis de promover a inclusão, o sucesso escolar e o exercício de uma cidadania ativa.

«É um dos nossos melhores projetos a nível nacional. Coordenado pela Sol do Ave e com apoio fundamental do Município de Fafe e de todo o consórcio de parceiros, este projeto assenta numa estratégia de intervenção que deve ser sistémica e integrada, no sentido de preparar os nossos jovens para um futuro e uma trajetória social que pode ser muito diferente de uma ideia fatalista de exclusão das comunidades ciganas, como é aqui, em Fafe, um dos focos centrais», elogiou a secretária de Estado Rosa Monteiro, depois de visitar as instalações do projeto.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up