Fotografia: DR

Voluntários de Viana do Castelo reconhecidos pela Câmara

Dia Internacional do Voluntariado celebrado com “sarau cultural”.

Nuno Cerqueira
6 Dez 2018

A cidade de Viana do Castelo celebrou o Dia Internacional do Voluntariado com homenagem aos “voluntários” viananenses.

Organizado pelo Banco Local de Voluntariado no “Café Concerto” do Teatro Sá de Miranda, mais de uma centena de voluntários do concelho Viana do Castelo juntaram-se em convívio que foi celebrado com a presença do grupo Ativa Júnior do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana e a atuação da Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Hinoportuna.

A vereadora com o pelouro da Coesão Social da Câmara de Viana do Castelo, Carlota Borges, marcou presença na iniciativa que foi uma espécie de «reconhecimento do trabalho voluntário e valorizar a capacidade de doação, solidariedade e exercício de cidadania ativa na comunidade», lê-se na nota de imprensa.

O Dia Internacional do Voluntariado, instituído pelas Nações Unidas, é comemorado desde 1985 com o objetivo de sensibilizar e dar visibilidade aos voluntários e às práticas de voluntariado.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito das políticas de reforço da solidariedade e coesão social, criou em 2006 o Banco Local de Voluntariado (BLV), com o intuito de incentivar a cidadania ativa e valorizar o trabalho voluntário.

«O Banco Local de Voluntariado de Viana do Castelo tem por missão promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado, qualificar o trabalho voluntário, apoiar organizações e pessoas interessadas no voluntariado, com acompanhamento individualizado, facilitando a participação comunitária e o exercício de uma cidadania ativa, contribuindo para a coesão social e o bem-estar da população local», destaca o comunicado enviado às redações.

 





Notícias relacionadas


Scroll Up