Fotografia: DR
Manada de elefantes invade empresas de Paredes de Coura

‘Semana da Diferença’ envolve toda a comunidade.

Redação
6 Dez 2018

Valorizar e respeitar as diferenças tem estado subjacente às múltiplas iniciativas que têm percorrido a ‘Semana da Diferença’ em Paredes de Coura, como a ação de sensibilização sobre igualdade e inclusão junto das industriais locais ou a história do ‘Elefante Elmer’.

Promovida pelo Município de Paredes de Coura, em parceria com o projeto Couracção (CLDS), o Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia, o Agrupamento de Escolas, o OUSAM – Organismo Utilitário Social de Apoio Mútuo e a EPRAMI – Escola Profissional do Alto Minho Interior, o objetivo da ‘Semana da Diferença’ é, como explica a vereadora da Educação e Ação Social, Maria José Moreira, «promover a cidadania e o respeito pelo outro».

«Queremos envolver toda a comunidade e alertar para a importância de valorizar e respeitar as diferenças».

Com atividades ao longo de toda a semana, numa parceria entre instituições locais, as questões da equidade e da inclusão foram trabalhadas por toda a comunidade escolar, tendo por princípio a história do ‘Elefante Elmer’: um elefante diferente e colorido que queria ser igual a todos os outros até perceber que era a sua diferença que trazia alegria à vida de todos que o rodeavam.

Este foi o ponto de partida para a construção de vários elefantes nas escolas que ocupam espaços públicos do concelho durante esta semana.

O mesmo desafio chegou também a todas as unidades fabris do concelho.

De repente um elefante habita os espaços comuns destas empresas e ao longo da semana os colaboradores são convidados a colorirem e a deixarem uma mensagem. Uma ação que, desta forma, chega a toda a comunidade sensibilizando para os direitos da pessoa portadora de deficiência e para inclusão, com iniciativas junto das unidades industriais sediadas nos parques de Formariz e Castanheira, nomeadamente a Kyaia, Doureca, ValverIbérica, ValverPortugal e Akwel.

‘Caixa dos Sonhos’ e a ‘Árvore dos Valores’

Já o espetáculo ‘Caixa dos Sonhos’ e as Danças Inclusivas, pelos utentes e profissionais do CAO de Paredes de Coura, foram complementados com a palestra ‘A diferença na família’, conduzidas por Miguel Palha, Maria João Palha e Francisca Palha, do Diferenças, Centro de Desenvolvimento Infantil.

A música também integra esta ‘Semana da Diferença’, com a apresentação alusiva à diferença, pelos alunos do Ensino Articulado (Academia de Música de Viana do Castelo), enquanto os alunos e professores da EPRAMI promovem o jogo interativo sobre Direitos Humanos.

Também a comunidade local é sensibilizada para a promoção da cidadania através do projeto ‘Árvore dos Valores’, com os alunos da Escola Básica e Secundária a propor aos comerciantes e restante população uma pequena participação num jogo simbólico, onde são abordados os valores de cidadania, com vista à construção de uma árvore natalícia pelos alunos da escola.




Notícias relacionadas


Scroll Up