twitter

Greve dos juízes na ordem dos 100% nos juízos de Trabalho de quatro concelhos do Minho

Greve dos juízes na ordem dos 100% nos juízos de Trabalho de quatro concelhos do Minho
Fotografia

Publicado em 03 de dezembro de 2018, às 14:08

Braga, Barcelos, Famalicão e Viana do Castelo.

A adesão à greve parcial dos juízes situou-se hoje na ordem dos 60% nos 44 juízos de trabalho do país, segundo dados da Associação Sindical dos Juízes Portugueses.
No Minho, nomeadamente nos juízos de Trabalho de Barcelos, Braga, Viana do Castelo e Famalicão, o sindicato indicou que «esta foi de 100%».
A greve abrangeu ainda as secções dos tribunais superiores que se reúnem à segunda-feira, mas nestes não foi possível contabilizar já que não dispõem de informação exata sobre o número de juízes abrangidos e as comunicações enviadas. Numa nota de imprensa, a Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) congratula-se «com o bom índice de adesão dos juízes às medidas de protesto ao 6.º dia de greve».
A greve de 21 dias intercalados, marcada entre 20 de novembro deste ano e outubro de 2019, resulta da contestação em torno da proposta de revisão do Estatuto dos Magistrados Judiciais, que a associação sindical considera estar incompleta, nomeadamente em matéria remuneratória.
Considera a ASJP que os juízes não podem aceitar que se aprove um Estatuto que não assegure de forma adequada o aprofundamento da independência judicial nem resolva bloqueios na carreira com quase três décadas, prolongando, com custos sociais desnecessários, um conflito que se arrasta já há demasiado tempo.
Autor: Redação / NC