Vídeo: Nuno Cerqueira

“Henrique Medina – Talento, Arte, Beleza”.

Nuno Cerqueira
1 Dezembro 2018

O Arcebispo de Braga referiu que a obra lançada, ontem à noite no Museu Pio XII – Medina (ver fotogaleria), é mais que um livro. «É a homenagem justa a um homem bom. Um benemérito», disse.

Com o título  “Henrique Medina – Talento, Arte, Beleza”, marcando ao mesmo tempo os 30 anos da morte de Henrique Medina, um dos maiores retratistas do mundo do século XX, Jorge Ortiga enalteceu ainda o papel do diretor do Museu Pio XII-Medina, João Paulo Abreu, pela «dedicação» que empregou no livro a na coordenação deste, assim como toda a dedicação na divulgação da cultura e património da região.

O Arcebispo primaz mostrou-se ainda impressionado com «mais um excelente trabalho da gráfica do grupo Diário do Minho». «É de inteira justiça agradecer a todos que trabalham na tipografia pela evolução que tem tido e na capacidade profissional em colocar trabalhos desta qualidade ao dispor de todo o mundo», apontou.

Já o investigador e professor universitário Luís Casimiro destaca um conjunto de «inéditos» sobre a vida de Medina. «Uma obra de referência», sublinhou.

A vereadora da cultura da Câmara de Braga, Lídia Dias, sublinhou que «é sempre justo homenagear um artista que ao longo da sua vida foi um homem bom».

O coordenador da obra, João Paulo Abreu, destacou o capítulo do livro em que «é revelada detalhes da vida de Medina nos Estados Unidos da América», nomeadamente em Hollywood, onde conviveu com Charlie Chaplin, Walt Disney, entre outras figuras de referência da arte.


Outros Vídeos

Scroll Up