twitter

"Pinheiro" dos mais novos desfila esta quinta-feira nas Nicolinas

"Pinheiro" dos mais novos desfila esta quinta-feira nas Nicolinas
Fotografia

Publicado em 28 de novembro de 2018, às 10:46

Festas Nicolinas decorrem entre 29 de novembro e 07 de dezembro.

O Cortejo do Retábulo de São Nicolau, também conhecido por “Pinheirinho”, realiza-se esta quinta-feira, dia 29 de novembro, pelas 10h30, cumprindo-se uma tradição onde centenas de crianças de diversos jardins de infância da cidade de Guimarães saem à rua trajadas a rigor e ao som do toque nicolino, associando-se às comemorações das Festas Nicolinas.

A concentração decorrerá no Largo José Maria Gomes, em frente ao edifício da Câmara. Depois o cortejo, acompanhando a Comissão de Festas Nicolinas 2018, segue até à Capela de S. Nicolau, onde será recebido pela respetiva Irmandade, que entregará o retábulo de São Nicolau. Dali seguem para a Torre dos Almadas, sede dos Velhos Nicolinos, onde o retábulo ficará exposto durante as Festas Nicolinas.

O Cortejo do Retábulo de São Nicolau é uma organização dos infantários da cidade de Guimarães com a colaboração da Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães - Velhos Nicolinos, Irmandade de São Nicolau e Comissão de Festas.

Desta forma é dado o mote para a grande noite do Pinheiro. Milhares de nicolinos, com as suas caixas e bombos, saem à rua esta quinta-feira à noite, 29 de novembro, para participarem no Desfile do Pinheiro, tradição vimaranense que inaugura anualmente as Festas Nicolinas, conhecidas como os festejos dos estudantes de Guimarães, cuja origem remonta à devoção religiosa dedicada a São Nicolau, oriundo da Ásia Menor que terá vivido nos séculos III e IV.

A cidade de Guimarães já está imbuída há semanas do espírito das Nicolinas, que prosseguem com as Novenas (29 de novembro a 7 de dezembro), Danças de S. Nicolau (1 de dezembro), Missa de S. Nicolau (2 de dezembro), Posses e Magusto (4 de dezembro), Pregão (5 de dezembro), Maçazinhas (6 de dezembro), Baile da Saudade (7 de dezembro) e ainda as Roubalheiras.


Autor: Redação