Fotografia: DR
Vítor Aguiar e Silva distinguido com Prémio Vasco Graça Moura

O júri salientou o «percurso incomum» do escritor e ensaísta.

Lusa
22 Nov 2018

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, entrega na próxima quarta-feira, no Casino Estoril, Lisboa, o Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural/2018 a Vítor Aguiar e Silva e os prémios literários Fernando Namora e Revelação Agustina Bessa-Luís, referentes a 2017.

A cerimónia está marcada para as 18:00 e os prémios literários Fernando Namora e Revelação Agustina Bessa-Luís, instituídos pela Estoril Sol, vão ser entregues, respetivamente, a Ana Cristina Silva e Rui Lage, anunciou a organização.

O escritor e ensaísta Vítor Aguiar e Silva, ex-vice-reitor da Universidade do Minho, é um “exemplo de cidadania cultural que liga a dimensão didático científica à pedagógica”, afirmou em ata o júri do Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural/2018, que foi presidido por Guilherme d’Oliveira Martins.

O júri salientou o “percurso incomum” de Aguiar e Silva “nos domínios da Teoria Literária, instrumento fundamental na formação de gerações, da Literatura Portuguesa e na fixação e estudo de parte relevante da obra camoniana, num brilhante exercício de intervenção pública, quer pelo seu magistério universitário, quer pelas altas missões no campo da política da Língua e da Educação”.

Esta é a 3.ª edição do galardão, com um valor pecuniário de 40.000 euros, que nas anteriores edições distinguiu Eduardo Lourenço (2016) e José Carlos Vasconcelos (2017).





Notícias relacionadas


Scroll Up