twitter

Pode chover lama este fim de semana

Pode chover lama este fim de semana
Fotografia

Publicado em 16 de novembro de 2018, às 21:20

APA alerta para fraca qualidade do ar.

O fenómeno é raro, mas pode acontecer já este fim de semana em Portugal. Segundo informações prestadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) pode "chover lama" devido à fraca qualidade do ar. Segundo a APA, o território de Portugal continental encontra-se sob a influência de uma massa de ar proveniente do norte de África, tendo-se registado no dia de ontem «níveis elevados de partículas inaláveis».
«Para os dias 16 e 17 de novembro, prevê-se a continuação deste evento com progressão a todo o território continental antecipando-se uma situação de fraca qualidade do ar que em caso de ocorrência de precipitação poderá dar origem às denominadas “chuvas de lama”», diz a APA.
Esta agência refere mesmo que «este poluente têm efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações», devendo ser seguidas as recomendações específicas da Direção Geral de Saúde. «A APA continua a acompanhar esta situação, divulgando ao público toda a informação da qualidade do ar e os valores medidos nas estações de monitorização, que podem ser consultados aqui», destaca.
Autor: Nuno Cerqueira