twitter

É de Esposende homem internado em Portimão com legionella

É de Esposende homem internado em Portimão com legionella
Fotografia

Publicado em 13 de novembro de 2018, às 22:00

Desconhecido se o caso tenha tido foco em Esposende.

Um homem com 47 anos de idade está internado no Hospital de Portimão com a doença dos legionários. Segundo apurou o Diário do Minho, o paciente é natural de Esposende, distrito de Braga. Informações recolhidas junto de fonte hospitalar indicam que o homem foi induzido em coma e está internado naquele hospital desde a sexta-feira passada.
A Direção-Geral da Saúde já veio a público confirmar que a situação é «um um caso isolado», depois de ter realizado um inquérito epidemiológico.
No entanto ainda não se sabe qual terá sido o foco da infeção, nem se o foco tem sido no concelho de onde é natural o paciente. O que é a Legionella?A Doença dos Legionários é uma infeção respiratória bacteriana grave, que provoca pneumonias, potencialmente mortais. Constituindo um importante problema de Saúde Pública, a Doença dos Legionários, pertence ao leque de patologias de declaração obrigatória (DDO). Nestes casos é importante ter em atenção todos os contactos que o paciente teve com outras pessoas, assim como o local em que possivelmente foi infetado. Onde se encontra a bactéria?A legionella tem como habitat natural reservatórios de água como rios, lagos, nascentes, fontes hidrotermais e solos húmidos. A bactéria pode ser igualmente encontrada em sistemas artificiais de circulação de água como circuitos de água quente sanitária (chuveiros), circuitos de água fria para consumo humano, rega por aspersão, filtros de aparelhos de ar condicionado e suas condutas, sistemas de refrigeração, desumidificadores, nebulizadores e fontes decorativas. Forma de transmissão?De acordo com informações das autoridades de saúde, a infeção transmite-se por via aérea, através da inalação de gotículas de águas contaminadas com a bactéria. A bactéria não se transmite através da ingestão de água contaminada nem se transmite de pessoa para pessoa. O período de incubação da bactéria varia entre dois a dez dias. Sintomas de infeção por Legionella?Os sintomas provocados pela legionella são semelhantes aos de uma gripe forte, sendo os mais comuns febre alta, tosse, expetoração hemorrágica (eventualmente com sangue), diarreia, vómitos, dores de cabeça e musculares, arrepios, confusão mental e dificuldade respiratória.
Autor: Nuno Cerqueira