Vídeo: DR

Vídeo promocional da Catalunha venceu o festival.

Nuno Cerqueira
27 Outubro 2018

 

O vídeo promocional “Braga – Passado, Presente e Futuro”, produzido pela empresa Sombra Chinesa para a Câmara de Braga,  foi distinguido como “o melhor vídeo de divulgação turística” da região Norte do país no 11º Festival Internacional de Vídeo e Turismo Art&Tur 2018, que decorre em Leiria.

Com dois minutos e 45 segundos de duração, a curta aborda várias imagens de locais de Braga, como recolhas de frames da Semana Santa ou Braga Cidade Europeia do Desporto.

O filme foi dirigido pelo britânico Martin Dale, um videógrafo com trabalhos para a Red Bull, BBC ou Sky News.

A principal categoria a concurso foi vencida foi para a Catalunha como um vídeo turístico  “A rota do destino”, realizado por Román Parrado, conta a história de duas amigas que encontram o diário de viagem de um músico numa estação de comboio. A partir dele, partem à descoberta dos destinos mais emblemáticos da Catalunha.

Na competição dedicada aos filmes nacionais, o grande prémio foi para a produção encomendada pelo gabinete de arquitetura PPS – Pilar Paiva de Sousa, “História de amor”. Este foi realizado por Nuno Rocha, desenvolve-se em torno de dois estranhos que fazem ‘check-in’ num hotel romântico e, fortuitamente, trocam as chaves dos quartos.

O melhor documentário português foi “Meeting of waters – Secrets of wild Portugal”, de Daniel Pinheiro.

O festival dedicado a filmes de turismo realizou-se pela primeira vez em Leiria, numa aposta no Centro de Portugal cujo balanço é “claramente positivo e excede as expetativas da organização”, sublinha o diretor-geral do Art&Tur.

«O festival veio para o local ideal, porque tem muito, muito para ser trabalhado a nível da criatividade, da inovação, da criação de redes. Sinto-me feliz», afirmou Francisco Dias.

Entre as várias dezenas de prémios hoje atribuídos em Leiria a filmes nacionais e internacionais, referência para o Prémio Especial Centro de Portugal Film Commission, entregue a “Cinzas ao vento”, de Paulo César Fajardo.

Os Prémios:

A rota do destino” [Catalunha] – Grande Prémio Arts&Tour – Melhor filme
História de amor” – Melhor filme português
Kalunga – Portugal/Angola” – Melhor documentário
Meeting of waters – Secrets of wild Portugal” – Melhor documentário português
Braga – Past, Present & Future” – Melhor filme do Porto & Norte
O que vos faz partir?” – Melhor filme do Centro de Portugal
Projeto Descubra” – Melhor filme Lisboa e Vale do Tejo
Want to discover my Alentejo?” – Melhor filme do Alentejo
Faro city of stars” – Melhor filme do Algarve


Outros Vídeos

Scroll Up