twitter

Viana junta comunidade científica para traçar perfil ambiental da cidade

Viana junta comunidade científica para traçar perfil ambiental da cidade
Fotografia

Publicado em 25 de outubro de 2018, às 11:12

Em parceria com o Instituto Politécnico de Viana e a UMinho.

A Câmara de Viana do Castelo quer traçar o perfil ambiental da cidade através de um projeto que envolve instituições do ensino superior, a candidatar em 2019 a fundos europeus, anunciou hoje o presidente do município. Em declarações à Lusa, o socialista José Maria Costa explicou que este projeto conta com uma parceria entre a autarquia, o Instituto Politécnico de Viana e a Universidade do Minho, em Braga. O autarca explicou que o objetivo do grupo de trabalho, designado Assinatura Ambiental da Cidade, que integra o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e o Centro de Território, Ambiente e Construção (CTAC) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UMINHO), em Braga, é garantir "fundamentação científica" a um projeto de "inventariação e monitorização das condicionantes ambientais da área urbana da cidade" que permita ao poder político "avaliar ou até reorientar algumas políticas públicas, por exemplo relacionadas com o urbanismo".
O projeto prevê a criação de uma plataforma digital, explicou, que "irá permitir o acesso dos cidadãos à informação ambiental recolhida, quer do ponto de vista da qualidade do ar, da água, do ruído e das infraestruturas viárias, entre outros indicadores".
José Maria Costa especificou que, "até ao final do ano, a comunidade científica irá elaborar a grelha de indicadores ambientais a aferir para que, no próximo ano, o projeto Assinatura Ambiental da Cidade possa ser submetido à reprogramação dos fundos comunitários".
"Está prevista a aquisição de um conjunto de equipamentos necessários às medições, em tempo real, à inventariação e à monitorização das condicionantes ambientais da cidade", explicou o autarca socialista.
O objetivo daquela "avaliação integrada, com duração de vários anos, é conhecer a evolução ambiental da cidade, projetar e monitorizar os indicadores da qualidade do ar, do ruído, das infraestruturas e dos sistemas urbanos, mas também o impacto das transformações urbanas realizadas na cidade na qualidade de vida das populações". "Neste momento o que se está a constituir é um conceito, e daí a importância da componente científica garantida pela Universidade do Minho de Braga e pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A nova metodologia de trabalho cientificamente recomendável que daí resultar será importante até para futuros projetos ambientais que venhamos a desenvolver, nomeadamente, no âmbito das alterações climáticas", concluiu.
Autor: Lusa