Fotografia:

‘School Bus’ regista adesão de cerca de 400 alunos

Projecto já retirou 200 viaturas do centro da cidade.

17 Out 2018

Cerca de 400 alunos já aderiram ao ‘School Bus’, um projeto desenvolvido pelo Município de Braga para reduzir o congestionamento automóvel no perímetro das escolas da malha urbana da cidade.

Após a fase-piloto realizada no ano passado no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, o projeto foi implementado de forma permanente no início deste ano lectivo, contribuindo para o alívio do fluxo de trânsito junto de seis escolas do centro de Braga: EB 2,3 Francisco Sanches, EB 2,3 André Soares, Colégio D. Diogo de Sousa, Colégio Leonardo Da Vinci, Colégio Teresiano e Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.

A ligação a estes estabelecimentos de ensino é feita a partir das quatro principais entradas de Braga, com interfaces na Av. Robert Smith, em Maximinos, na Variante do Fojo e junto ao Estádio Municipal.

Para o presidente da Câmara  de Braga, Ricardo Rio, «o ‘School Bus’ é um excelente exemplo de como uma ideia simples pode ter um enormíssimo impacto na comunidade».

Em apenas um mês de funcionamento, o projecto registou a adesão de 397 crianças que são transportadas diariamente por este serviço até ao seu estabelecimento escolar.

Do ponto de vista ambiental, estima-se que o projecto tenha retirado cerca de 200 veículos da sua zona de implementação, representando uma poupança diária de 14 km por carro em viagens e uma diminuição de 1.83 Kg de CO2 por carro/dia.

A expectativa do Município é que o número de crianças a utilizar este serviço possa chegar em breve aos 450 alunos, número inicialmente previsto para este primeiro ano de implementação.

 





Notícias relacionadas


Scroll Up