twitter

Ordem dos Médicos denuncia situação crítica da Obstetrícia do Hospital de Braga

Ordem dos Médicos denuncia situação crítica da Obstetrícia do Hospital de Braga
Fotografia

Publicado em 11 de outubro de 2018, às 23:18

alguns médicos daquele serviço já apresentaram à Ordem declarações de isenção de responsabilidade.

O bastonário da Ordem dos Médicos apelou hoje à contratação urgente de mais cinco especialistas para o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga, sublinhando que os que ali trabalham “quase não têm tempo para respirar”.
“A situação é crítica (…). Os médicos têm uma pressão diária muito intensa, quase que não têm tempo para respirar. Já todos, ou a grande parte, fizeram mais horas extraordinárias do que as legalmente previstas”, referiu.
Segundo Miguel Guimarães, alguns médicos daquele serviço já apresentaram à Ordem declarações de isenção de responsabilidade para o caso de acontecerem situações “mais complicadas”.
O Hospital de Braga já reagiu, em comunicado, dizendo que “estão asseguradas as condições de segurança clínica na prestação de cuidados de saúde à população”.
Refere ainda que desde o início deste ano a administração do hospital autorizou a contratação de mais três médicos para aquele serviço, mas “a falta de oferta de especialistas de Ginecologia/Obstetrícia disponíveis no mercado tem dificultado as contratações”. Estas contratações, acrescenta, pretendem fazer face ao aumento de partos registados desde 2017 e responder a outras áreas de atividade daquele serviço.
O bastonário da Ordem dos Médicos admitiu que não há registo de situações graves naquele serviço do Hospital de Braga decorrente da falta de médicos, mas enfatizou que é preciso reforçar o número de especialistas para continuar a “oferecer segurança e confiança” aos utentes.
Aludiu, designadamente, ao Serviço de Urgência do bloco de partos, que conta com três médicos durante a noite quando, “no mínimo, deveria ter quatro”. Miguel Guimarães disse que vai dar conhecimento da situação ao ministro da Saúde e pedir-lhe que a olhe “com olhos diferentes”. O Serviço de Ginecologia/Obstetrícia conta atualmente com 32 médicos especialistas e, segundo a nota hoje divulgada, “vem, ao longo dos anos, mantendo uma contratação regular”. Nos últimos sete anos, a equipa foi reforçada em 11 médicos.
Autor: Redação