Fotografia: DR
Apúlia vai ter Museu do Sargaço em antiga escola primária

Trata-se da antiga escola da Areia.

Redação / NC
11 Out 2018

Uma antiga escola primária da Apúlia, concelho de Esposende, vai reabrir dentro de meio ano transformada em Museu do Sargaço, para perpetuar “uma tradição de grande relevo” para o povo da freguesia, anunciou hoje o município.

Trata-se da antiga escola da Areia, que já está em obras de reabilitação e adaptação, a que corresponde um investimento superior a 275 mil euros.

Enquadrada no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) para a área de Apúlia, a intervenção passa pela remodelação de um espaço “também ele com história, mantendo intactas as linhas mestras e os marcos arquitetónicos do edifício, com o objetivo de recrear espaços e tradições de um dos pilares da economia de Apúlia”.

No primeiro piso, haverá uma sala polivalente e um espaço destinado à guarda de material expositivo e reparação ou restauração de peças de arte em exposição.

No piso superior, ficará a sala de exposição geral.

No exterior, será criada uma “praça temática” relacionada com a apanha do sargaço, bem como um pequeno auditório ao ar livre, que permitirá acolher todo o tipo de palestras e eventuais espetáculos relacionados com aquela atividade.

“É intenção do município manter vivas as memórias da tradição da prática desse ofício de grande valor cultural de Apúlia e do próprio concelho”, sublinha o presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira.




Notícias relacionadas


Scroll Up