Fotografia: DR

Detido líder da associação criminosa violenta que operava no Norte do país

Foi detetado em aeroporto de Madrid a tentar embarcar para o Brasil.

Nuno Cerqueira
9 Out 2018

Um homem de nacionalidade brasileira, líder de uma associação criminosa responsável por crimes violentos a carrinhas de transporte de valores e outros crimes contra a propriedade no Norte do País, foi entregue pelas autoridades espanholas à Polícia Judiciária (PJ).

O indivíduo, de 36 anos, preparava alegada fuga para o Brasil, mas foi detetado quando embarcava em avião no aeroporto de Barajas, Madrid.

Ao que foi possível apurar, o indivíduo havia se ausentado em parte incerta pouco dias após a aplicação da medida de coação, tendo sido acionado um Mandado de Detenção Europeu.

Recorde que a PJ, através da Diretoria do Norte, em inquérito titulado pelo DIAP-Porto, havia procedido, em julho do corrente ano, à desarticulação de uma estrutura criminosa de âmbito transnacional, designadamente com o Reino de Espanha, com a finalidade da prática de crimes contra a propriedade.

«O líder da associação criminosa foi então sujeito à medida de coação de obrigação de permanência na habitação, medida também aplicada aos demais elementos detidos integrantes da referida estrutura criminosa», confirma a PJ.

O detido,  já condenado em Portugal por crime de natureza patrimonial, está agora indiciado pelos crimes de associação criminosa, tráfico de estupefacientes, roubo e furto de veículos.

Entregue às autoridades portuguesas, foi sujeito a primeiro interrogatório judicial de arguido detido, sendo-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.





Notícias relacionadas


Scroll Up