twitter

ASAE apreende azeite “Virgem Extra”

ASAE apreende  azeite “Virgem Extra”
Fotografia

Publicado em 29 de setembro de 2018, às 10:31

A operação da ASAE foi conduzida pela Unidade Nacional de Informações e de Investigação Criminal nas localidades de Guimarães, Sintra e Faro.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detetou a venda, num operador grossista, de cerca de duas mil unidades de azeite que apresentavam a categoria “Virgem Extra” na denominação de venda, mas continham mistura de azeite refinado.

Guimarães foi uma das localidades onde a ASAE detetou o fraude.

No total, precisa, foram apreendidas cerca de duas mil garrafas de azeite, correspondendo a 1.500 litros de produto, num valor aproximado de 5200 euros.

O produto em causa, estava rotulado como “Virgem Extra”, ou seja, azeite de categoria superior obtido diretamente de azeitonas, unicamente por processos mecânicos, mas na sua composição foi detetada a existência de azeite refinado.

Segundo a ASAE, trata-se assim de uma prática “fraudulenta” e que induzia o consumidor final em erro quanto à qualidade do produto, as suas reais características e o seu valor comercial.

«No âmbito desta operação, a ASAE fez uma intervenção simultânea a nível nacional, nas localidades de Guimarães, Sintra e Faro, no sentido de detetar e retirar do circuito comercial as embalagens deste produto», refere.


Autor: Redação