twitter

‘School Bus’ e ‘Kiss and Go’ promovem mobilidade e reforçam segurança

‘School Bus’ e ‘Kiss and Go’ promovem mobilidade e reforçam segurança
Fotografia

Publicado em 28 de setembro de 2018, às 13:42

Projectos inovadores implementados este ano letivo.

O Município de Braga está a implementar várias medidas com vista a melhorar a segurança, acessibilidade e mobilidade junto às zonas escolares.
Nesse sentido, está já em funcionamento o ´School Bus´, que, de forma segura, liga as quatro principais entradas de Braga (Av. Robert Smith, Maximinos, Variante do Fojo e Estádio Municipal) às respetivas escolas através de autocarro.
O serviço abrange o Ensino Básico em seis escolas centrais da Cidade: Escola Básica 2,3 Francisco Sanches, Escola Básica 2/3 André Soares, Colégio D. Diogo de Sousa, Colégio Leonardo Da Vinci, Colégio Teresiano e Conservatório de Música Calouste Gulbenkian. Nestas duas semanas de funcionamento o School Bus tem registado uma adesão bastante satisfatória, com cerca de 200 crianças a serem transportadas diariamente por este serviço até ao seu estabelecimento escolar, o que representa uma ´poupança´ superior a uma centena de automóveis no centro da cidade, evitando cerca de duas centenas de deslocações. A expectativa do Município é que o número de crianças a utilizar este serviço continue a crescer.
Nos casos em que as crianças são muito pequenas para utilizarem o School Bus e noutros locais esporádicos em que é inevitável o uso do carro, o Município está a implementar o ´Kiss and Go´, projeto que consiste na reserva de lugares de paragem de automóveis destinados unicamente à tomada e largada de crianças.
A paragem deverá ter a duração máxima de um minuto, pelo que as crianças devem ter a capacidade para, nesse breve período temporal, saírem do automóvel com os seus pertences, sem que o condutor desligue o motor, garantindo a reserva do lugar para o veículo seguinte. Numa primeira fase, o Kiss and Go está implementado no Largo S. João do Souto, Rua do Taxa, na Avenida Central e na Praceta André Soares, abrangendo o Colégio D. Diogo de Sousa, o Colégio Leonardo Da Vinci, a Escola Carlos Amarante, a Creche de Braga, a Escola EB1 de S. João do Souto, a Escola EB2/3 Francisco Sanches, o Externato Paulo VI, o Colégio D. Pedro V e a Escola Básica André Soares.      
Autor: Redação