twitter

“YouTube dos currículos” é lançado na quinta-feira

“YouTube dos currículos” é lançado na quinta-feira
Fotografia

Publicado em 25 de setembro de 2018, às 16:56

Plataforma “CVTube” envolveu a UMinho, a sua spin-off Edit Value e cinco parceiros europeus.

É lançada esta quinta-feira a plataforma online “CVTube”, para os jovens europeus criarem currículos em vídeo e melhorarem as suas oportunidades de emprego. O projeto envolve a Universidade do Minho, a sua spin-off Edit Value e cinco parceiros da República Checa, Alemanha e Espanha, sendo financiado ao longo de dois anos pelo programa Erasmus+ da União Europeia. O site é www.cvtuber.eu/pt-pt. Na Escola de Economia e Gestão da UMinho, a equipa do professor Pedro Camões ficou responsável pelo design e pelas especificações da “CVTube”, bem como pelo envolvimento dos alunos na avaliação, no feedback e nos testes-piloto da plataforma. «Acredito que a ferramenta vai melhorar a empregabilidade dos jovens, a ligação entre o setor empresarial e os potenciais empregadores e, ainda, a mobilidade daqueles que não conseguem emprego no seu país de origem», explica Pedro Camões.
A “CVTube” possibilita ao jovem/estudante criar vídeos de apresentação, ligados ao seu curriculum vitae (CV) online, para potenciar de forma original e criativa a oportunidade de seduzir e contactar potenciais empregadores. A língua portuguesa é uma das cinco listadas.
Os candidatos podem gerir os conteúdos de forma autónoma, tendo tutoriais, exemplos apelativos de CV em formato de vídeo, dicas audiovisuais e vários conselhos, como dar informações fidedignas, usar vocabulário adequado, estar confiante e valorizar a sua singularidade. Isso permite-lhes desenvolver novas competências, como edição audiovisual, técnicas de pesquisa laboral e preparação para entrevistas profissionais.
Autor: Redação