twitter

Guimarães e Famalicão abraçam projeto cultural na área musical da percussão

Guimarães e Famalicão abraçam projeto cultural na área musical da percussão
Fotografia

Publicado em 04 de setembro de 2018, às 19:35

O programa estende-se entre os dias 22 de setembro e 05 de outubro, com 11 concertos.

A III edição do Peles - International Drum Fest decorrerá entre os dias 22 de setembro e 05 de outubro, na zona geográfica do Vale do Pele e Vale da Curviã, território pertencente aos Municípios de Guimarães e de Vila Nova de Famalicão. O festival Peles - International Drum Fest - é já considerado pelos especialistas na área musical da percussão como o melhor festival do género em Portugal e um dos mais singulares da Europa. A organização pretende cimentar este conceito, com base num “programa de qualidade” e uma estreita ligação a projetos comunitários. O programa estende-se entre os dias 22 de setembro e 05 de outubro, com 11 concertos, sendo quatro para o público infantil, três residências artísticas, uma delas com um projeto artístico comunitário e uma residência com artistas internacionais, um workshop e um concurso de composição internacional de percussão. A Organização é da CAISA – Cooperativa de Artes, Intervenção Social e Animação C.R.L. e do TOCA – Academia de Artes Performativas, Conservatório do Vale do Pele, com o apoio do Município de Guimarães, Município de Vila Nova de Famalicão, União de Freguesias de Airão S. João, Airão Santa Maria e Vermil, Junta de Freguesia da Vila de Brito e Vila de Joane.
«Este é um exemplo de como se deve pensar a cultura integrada, alargando a diversidade cultural para todos e em lugares diversificados. Estamos perante um evento que está a dar passos sustentados e com especial destaque para o envolvimento da comunidade, entre dois municípios que evidenciam que é muito mais aquilo que nos une do que aquilo que nos separa», salientou a vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto.
Em representação do Município de Famalicão, o Vereador da Cultura, Leonel Rocha, destacou o «importante investimento» neste tipo de iniciativas sob o propósito de «desenvolver uma lógica de um programa estratégico musical». O programa do Peles foi apresentado em conferência de imprensa, esta terça-feira, 04 de setembro, pelo Diretor Artístico do Festival, Alberto Fernandes, numa sessão que contou ainda com o Presidente do Júri do I Concurso Internacional de Composição para Percussão, Jean Francois Lézé, e os presidentes das Juntas de Freguesia de Joane, António Oliveira, Brito, Fátima Saldanha e da União de Freguesias de Airão S. João, Airão Santa Maria e Vermil, Marçal Salazar.
«O objetivo é a valorização desta linguagem musical, num festival que adquiriu uma grande amplitude sendo considerado um dos melhores a nível nacional. Valorizamos ainda o trabalho com a comunidade e com as escolas no sentido de dar uma oportunidade para assistirem a uma linguagem que não estão habituados», apontou o diretor artístico do festival, Alberto Fernandes.
Em Guimarães, os Concertos, Residências Artísticas e Projetos educativos passam pelo Centro e Laboratório Artístico de Vermil (CALV), Espaços Criativos de Brito e Black Box da Plataforma das Artes.  
PROGRAMA Dia 22 setembro (sábado) 15h30- II Encontro de Orquestras de Percussão Inclusiva 16h30- III Encontro de Orquestras de Percussão Tradicionais e Comunitárias 21h30- Mantas e Retalhos Dia 27 setembro (quinta-feira) Projeto: Krake - PT Local: CLAV -Centro e Laboratório Artístico de Vermil Dia 28 setembro (sexta-feira) Projeto: Magupi - PT Local: Fauna, Joane, Famalicão Dia 29 setembro (sábado) Projeto: Atlantic Percurssion & Eduardo Cardinho – PT Local: Espaços Criativos – Brito, Guimarães Dia 30 setembro (domingo) Projeto: Vasco Ramalho Quinteto - Essências de Marimba, Fados & Choros Local: ATC (Associação Teatro Construção) Dia 1 outubro (segunda-feira) Projeto: Atlantic Percurssion Group – Portugal Local: Plataforma das Artes em Guimarães Dia 2 de outubro (terça-feira) Projeto: Odaiko Percussion Group – Galiza Local: ATC (Associação Teatro Construção); Dia 3 de outubro (quarta-feira) Projeto: Odaiko Percussion Group – Galiza Local: Espaços Criativos, Brito Dia 5 de outubro (sexta-feira) Projeto: Atlantic Percurssion (PT) & José Staneck (BR) Local: ATC (Associação Teatro Construção)

Autor: