twitter

Produção de "Melão Casca de Carvalho" dizimada devido ao calor

Produção de "Melão Casca de Carvalho" dizimada devido ao calor
Fotografia

Publicado em 08 de agosto de 2018, às 02:24

Falta de melão casca de carvalho em Barcelos obrigou Câmara a cancelar a feira daquele fruto.

O calor extremo dos últimos dias dizimou a produção de melão casca de carvalho em Barcelos, obrigando a câmara a cancelar a feira daquele fruto agendada para 11 e 12 de agosto, foi hoje anunciado. Em comunicado, a câmara refere que “mais de 70% dos expositores” não teriam produto suficiente para expor, sublinhando que aquele fruto é “extremamente sensível” às condições climatéricas.
“O ano em curso tem-se apresentado bastante irregular, facto que, numa primeira fase, levou ao atraso no desenvolvimento da produção e do fruto e, agora, com as temperaturas extremas dos últimos dias, levou, segundo os produtores e parceiros na iniciativa da Feira do Melão, a uma perda de quase 100%”, acrescenta.
A feira deveria contar com cerca de uma dezena de produtores, entre os quais João Briote, que confessou não se lembrar de um ano “tão mau” para o melão casca de carvalho. Explicou que o melão é semeado em princípios de abril e que “precisa de dias de calor para se desenvolver”.
“Não houve calor e os melões estiveram muito tempo parados. Nos últimos dias, com este calor tão bravo, acabaram por arder. Ainda tenho uns melõezitos mas nada que se compare aos últimos anos, é um prejuízo muito grande”, lamentou.
O “de primeira” é vendido a quatro euros o quilo, mas os outros, que são a maioria, ficam-se por um euro.
Autor: Redação