twitter

? Distritos de Braga e Viana em "vermelho" e "estado de alerta especial" devido ao calor

? Distritos de Braga e Viana em "vermelho" e "estado de alerta especial" devido ao calor
Fotografia

Publicado em 01 de agosto de 2018, às 14:00

Temperaturas vão rondar os 40ºC.

https://youtu.be/GEId6_pC3Xo O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tem em aviso vermelho, ativado por causa do calor, 11 distritos onde são esperadas temperaturas extremas. Entre estes estãoBraga e Viana do Casteloonde as temperaturas em alguns concelhos vão rondar os 40ºC.
Segundo o IPMA, a temperatura vai subir de forma acentuada em Portugal continental a partir de hoje, mantendo-se muito elevada até ao fim de semana, com os avisos laranja a passarem a vermelhos (o nível mais grave) a partir de quinta-feira e mantendo-se até às 05:59 de sábado.
O IPMA adverte que as temperaturas máximas vão estar «muito acima dos valores normais para a época» e podem atingir «máximos absolutos em vários locais», com máximas a rondarem os 45ºC e as mínimas a aproximarem-se dos 30ºC. Os valores da temperatura mínima, de acordo com o IPMA, têm igualmente tendência para uma subida gradual, «atingindo no final da semana valores próximos de 25°C em grande parte do território».
Como explica o adjunto de comando dos Bombeiros de Esposende, devido ao agravamento do risco de incêndio, causado pela subida da temperatura e da redução da humidade, «o estado de alerta especial relativo aos meios de combate a fogos está em vigor nos distritos do centro e norte do país, nomeadamente em Braga e Viana».
«Num aviso à população, recordamos que é proibido fazer queimadas e fogueiras ou lançar balões e foguetes, fumar ou fazer lume nas florestas e nas estradas circundantes»m frisou Júlio Melo.  
Autor: Redação / NC