Fotografia:
Golfinho e Ganso Patola dão à costa em Ofir

Animais foram encontrados a menos de 100 metros um do outro.

28 Jul 2018

Um golfinho e um ganso patola foram retirados do areal hoje de manhã pela Esposende Ambiente depois de terem dado à costa esta ontem ao final do dia na Praia de Ofir, Vila de Fão (Espoosende), entre o esporão norte e a “Restinga”, sem vida.

O alerta foi dado para os serviços de Proteção Civil da Câmara de Esposende que de imediato iniciaram as várias diligências, nomeadamente a comunicação para arrojamento com o intuito de verificar a espécie do animal com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

No caso de cetáceo, com cerca de 1, 5 metros e já elevado estado de decomposição, trata-se de um golfinho comum macho. Já o outro animal trata-se de um ganso patola, uma ave marinha que ocorre habitualmente em águas portuguesas, nomeadamente na Foz do Cávado.

No caso do ganso patola, este tinha o bico com obstruído com restos materiais relacionados com a pesca, levando a crer que o animal terá confundido esses objetos com comida, causando, provavelmente, a morte.

Os animais foram encontrados a menos de 100 metros um do outro.

Recorde-se que na última semana foi avistado por veraneantes um grupo de oito golfinhos na Praia do Suave Mar, Esposende.

A Polícia Marítima tomou conta da ocorrência.





Notícias relacionadas


Scroll Up