Reportagem com família Síria a viver em Vila Verde vence Prémio do Jornalismo Fernando de Sousa
Depois do “Bicho Papão não mora aqui”, eis que ComUM vence com “Luz ao Fundo da Europa”.
O jornal online universitária ComUM voltou a vencer o Prémio do Jornalismo Fernando de Sousa, na categoria de Estudante.
A reportagem “Luz ao Fundo da Europa” realizada por João Pedro Quesado, Eduardo Miranda e Hélio Carvalho foi hoje distinguida no NewsMuseum, em Sintra.
Os prémios foram anunciados pelo presidente do grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão, e o comissário europeu, Carlos Moedas, sendo que esta foi a segunda vez que o ComUM, uma publicação online da Universidade do Minho, é distinguido com o mesmo prémio.
A reportagem tem como tem como centro uma família Síria que se fixou em Vila Verde, ao mesmo tempo que aborda a exceção “tuga” à crescente “chama” do racismo e da xenofobia na Europa.
Na primeira edição a reportagem “O ‘bicho papão’ não mora aqui”, da autoria de Tiago Ramalho, Paulo Costa, Pedro Esteves e Pedro Gonçalo Costa, convenceu o júri.
Já as restantes distinções foram para “Europa 30” na categoria Media Nacional, uma reportagem da RTP. A nível regional a reportagem “A Europa no seu devido lugar” de Paulo Barriga do Diário do Alentejo.
–