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Escola só a partir das 10H00

Já muitas vezes a comunidade científica tem chamado a atenção para a necessidade de adaptar os horários escolares das crianças e adolescentes de acordo com o seu relógio biológico para que não sejam privados de dormir o tempo suficiente por causa das aulas começarem tão cedo, com prejuízo para a saúde e para a aprendizagem, mas parece que esta ideia ainda não fez suficientemente o seu caminho na mentalidade social. Continua a haver uma percepção social que desvaloriza a necessidade de dormir bem, apesar de ser uma actividade vital para a saúde. Compreende-se que estas mudanças possam implicar algumas dificuldades na programação da escola e na disponibilidade de tempo dos pais para os levar à escola, mas a natureza tem as suas regras de funcionamento e nada podemos fazer contra isso. E quem as não respeita sujeita-se a pagar um preço indesejado. 1. Dois tipos de razões justificam a necessidade de a escola, nesta idade, começar mais tarde: as leis imperativas do funcionamento do relógio biológico e o número de horas de sono que precisam diariamente de ter. 1.1. Quanto ao relógio biológico das crianças, o seu despertar biológico só começa, em média, a partir das 8H00; portanto, só a partir das 9H30 a 10H00 estarão em condições ideais para poder começar o trabalho escolar: mais acordados, mais calmos, com maior capacidade de aguentar o tempo de trabalho que a escola exige e com mais disponibilidade de atenção para a aprendizagem. 1.2. Quanto ao número de horas de sono de que precisam por dia, é hoje consensual que: -o recém-nascido (dos 0 aos 3 Meses) precisa de 12 a 18H de sono por dia; -a criança dos 4 aos 11 Meses precisa de 12 a 15H de sono por dia; -a criança de 1 a 2 anos precisa de 11 a 14H de sono por dia; -a criança do pré-escolar dos 3 aos 5 anos precisa de 10 a 13H de sono por dia; -a criança em idade escolar dos 6 aos 13 anos precisa de 9 a 11H de sono por dia; -os adolescentes dos 14 aos 17 anos precisam de 8 a 10H de sono por dia; -os jovens dos 18 aos 25 anos precisam de 7 a 9H de sono por dia. 2. Conjugando esta necessidade de tempo diário de sono com a tendência do despertar do relógio biológico nesta idade, percebe-se como isso representa uma violência para a saúde e um prejuízo para a aprendizagem, pois é sabido que a falta de sono prejudica a concentração. Terem de se levantar mais cedo, pelo menos aqueles que precisam de mais horas de sono, faz com que não tenham descansado o suficiente e essa fadiga se vá cumulando e condicione o modo de funcionamento do organismo, o que naturalmente diminui o seu limiar de resistência à fadiga e a sua capacidade de concentração. Não se pode separar a saúde da aprendizagem. 3. A imprensa tem destacado um exemplo inovador. A escola particular Queen Anne, na Inglaterra, verificando que as crianças só dormiam cerca de 7H por noite (em vez das 9H a 11H que deviam) e o seu relógio biológico está programado para adormecerem mais tarde e só acordarem a meio da manhã (só a partir de cerca dos 21 anos é que este ritmo do relógio biológico se altera), que vinham cansadas para a escola e tinham dificuldade de aguentar o ritmo do trabalho escolar e a sua aprendizagem era prejudicada por isso, decidiu iniciar as actividades escolares só a partir das 10H00. O objectivo era deixá-las dormir mais tempo para se concentrarem melhor e para aprenderem melhor. A experiência está a correr muito bem. Falando do assunto, o jornal Daily Mail relatava o caso de uma aluna dessa escola que ia sempre com ar cansado e irritável; e quando regressava vinha stressada e mal disposta. Desde que começou a ter mais tempo para dormir e a escola a começar mais tarde, o seu comportamento começou a ser diferente, ia mais contente e vinha mais bem disposta. O pai estranhou essa mudança de comportamento da filha e disse-lhe que se sentia muito contente por a ver assim, ao vir da escola. (Nota: o autor não escreve de acordo com o Chamado Acordo Ortográfico)
Autor: M. Ribeiro Fernandes
DM

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15 julho 2018