twitter

Burocracia bloqueia ambulância do INEM em oficina de Viana

Burocracia bloqueia ambulância do INEM em oficina de Viana
Fotografia

Publicado em 11 de julho de 2018, às 19:16

Acidente aconteceu a 17 de junho.

Os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo lamentaram hoje estar sem a única ambulância do INEM disponível na corporação, por razões burocráticas associadas a um acidente ocorrido em junho. «Ao que conseguimos apurar a Mapfre [seguradora] ainda está na fase das peritagens. É lamentável, por se tratar de uma viatura com meios a bordo para prestar socorro imediato que não está ao serviço dos bombeiros», afirmou hoje o presidente da direção daquela corporação, José Salgado. Fonte do INEM explicou que «a reparação mecânica da ambulância está concluída, faltando a parte de chaparia e pintura que está dependente da conclusão do processo de piratagem da Mapfre». O presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo explicou que a 17 de junho a ambulância do INEM «foi abalroada por um carro que passou um traço contínuo». «É a primeira viatura a sair em caso de socorro imediato e da qual estamos privados. Por se tratar de uma ambulância de emergência, a seguradora devia ter outro procedimento, atendendo até ao período que atravessamos, com muitos visitantes na cidade. É menos um equipamento que temos ao serviço», frisou José Salgado. O responsável explicou que, em alternativa, «os bombeiros estão a utilizar meios próprios para garantir o socorro ás populações».
«A ambulância é propriedade do INEM. Para fazer face às situações de emergência estão a sair as nossas ambulâncias», o que também acarreta prejuízos para a corporação.
Fundados em 1881, os Bombeiros Voluntários de Viana são das mais antigas corporações do país. Contam com uma estrutura constituída por mais de 35 profissionais e cerca de 95 bombeiros. Tentou-se ouvir a seguradora Mapfre, mas tal não foi possível até ao momento.
Autor: Redação