Fotografia: dR
(🎥) Um dos fugitivos mais procurados na Europa estava escondido em Esposende

Vivia numa casa isolada em Esposende.

Nuno Cerqueira
23 Jun 2018

 

Após dois anos de fuga, uma dos homens mais procurados na Europa, e até fora desta, foi apanhado no concelho de Esposende escondido. José Manuel Costas Estevez, um galego dono de uma carpintaria condenado à prisão por esquema que lesou o fisco espanhol em mais de 11 milhões de euros, vai ser presente amanhã, segunda-feira, no Tribunal de Guimarães.

O homem foi apanhado pela GNR de Esposende, que se infiltrou no restaurante “Carioca” na freguesia de Belinho e o entregou à PJ e autoridades espanholas.

As autoridades, incluindo a Europol, suspeitavam que José Manuel Costas Estevez estava no outro lado do Atlântico, nomeadamente no Brasil. Mas não. Estava a pouco mais de 80 quilómetros da carpintaria de que era dono “Las 5 Jotas”, numa casa em Esposende.

Agora José Manuel Costas Estevez vai enfrentar a justiça portuguesa para perceber se será extraditado para Espanha, onde as autoridades dizem que este galego é o chefe da maior esquema de fraude fiscal descoberto na Galiza.

Esquema este que consistia na emissão de faturas falsas no valor de 150 milhões de euros. José Manuel Costas Estevez tem três ordens de busca e detenção nos tribunais de Vigo, mas foi a inclusão deste na lista dos 50 fugitivos mais procurados da Europol que deu impulso à investigação.




Notícias relacionadas


Scroll Up