Fotografia: DM
Santo Padroeiro percorre cidade de Famalicão em solene procissão

Festas Antoninas em Famalicão.

Rui de Lemos
14 Jun 2018

O Santo Padroeiro de Vila Nova de Famalicão percorreu, ontem, as ruas do centro da cidade, em solene procissão. A jornada religiosa das festas em sua honra traduz um convite para caminhar e rezar com o santo.

Foram muitos os populares que bordaram as ruas e passeios por onde, ontem, caminhou a procissão em honra de Santo António, padroeiro do concelho de Vila Nova de Famalicão desde 13 de junho de 1989, aquando da inauguração da sua estátua, da autoria de Jaime Azinheira. Foram muitos os que aceitaram o convite do pároco de Santiago de Antas, José Domingos Oliveira, para «caminhar e rezar com o santo».

O missionário comboniano que há meses assumiu o culto na Capela de Santo António fez a sua “estreia” na festa maior do concelho convidando os milhares de fiéis que se associaram ao préstito a replicarem «os gestos bonitos e de solidariedade praticados por Santo António para com as pessoas carenciadas à nossa volta».

Pedindo aos cristãos que não se fiquem pela romaria, «a meio caminho do que deve ser a festa religiosa», o sacerdote pediu «mais atenção ao próximo e aos vizinhos».

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up