Fotografia: DR
“Soundville Rio Neiva” já tem datas e as primeiras bandas confirmadas

Soundville foi distinguido com um primeiro lugar no concurso ao “Programa Sê-Lo Verde” do Fundo Ambiental do Governo.

Nuno Cerqueira
13 Jun 2018

O “Soundville Rio Neiva 2018” realiza-se no dias 24 e 25 de agosto e tem no cantor norte-americano “Emperor X” e os nacionais “Ermo” e “The Twist Connection” como primeiros nomes confirmados do cartaz.

O festival tem como berço a Azenha das Pesqueiras, local que tem a particularidade de ser tocado por dois distritos (Viana do Castelo e Braga), dois concelhos (Barcelos e Viana do Castelo) e duas freguesias (Durrães e Barroselas).

Para quem não conhece, o Soundville foi recentemente distinguido com um primeiro lugar no concurso ao “Programa Sê-Lo Verde” do Fundo Ambiental.

«A presente iniciativa do Ministério do Ambiente tem em vista incentivar a adoção de medidas verdes nos grandes eventos de música. O projeto aprovado no vector “Recursos” consiste na instalação de casas de banho amigas do ambiente», refere Ricardo Veiga, da organização que está a cargo do Núcleo de Apoio às Artes Musicais em cooperação com o Futebol Clube Lírio do Neiva.

Sendo um festival artístico e pedagógico virado para a sustentabilidade, o Soundville assenta na construção de vários palcos e espaços orgânicos em harmonia com a biodiversidade do Vale do Neiva.

As bandas já confirmadas

Os Ermo percorrem a estrada nacional que vem de Braga depois do reconhecimento público de “Lo-Fi Moda”, disco que conduziu a dupla a uma vistosa nomeação nos Globos de Ouro. Mais importa que António da Costa e Bernardo Barbosa são parte integrante da pequena associação cultural que promove o Soundville, e pesam muito no quotidiano do Núcleo de Apoio às Artes Musicais.

Emperor X é Chad Matheny, um professor de ciências que trocou o ensino da física num qualquer liceu da Florida pela bonita arte de tocar canções por esse mundo fora. Chad é um adepto convicto do geocaching editorial e os seus concertos têm fama de ser extremamente criativos.

Os The Twist Connection gostam de rock´n´roll, praticam-no e sobrevivem-no numa Coimbra que ainda soa a outros tempos. A banda de ‘Kaló’ Mendes acaba de editar “Twist Connection”, um álbum homónimo carregado de simplicidade que permite antever um concerto electrizante.




Notícias relacionadas


Scroll Up