Vídeo: Miguel Viegas

O ouro é o tema deste ano da Romaria de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, que tem o seu ponto alto entre 10 e 12 de agosto. 

Luísa Teresa Ribeiro
5 Jun 2018

O vice-presidente da Comissão de Festas, Idílio Fernandes, explica que «não tem sido habitual» existir um tema para a festa. Contudo, este ano, foi decidido escolher a temática do ouro, que toca nas vertentes cultural e religiosa da romaria.

A comunidade já está mobilizada na preparação da festa que mostra a fé e a cultura local. Idílio Fernandes explica que mais de oito dezenas de pessoas trabalham em estreita colaboração com os seis membros da Comissão de Festas na preparação dos festejos. Segundo este responsável, nos dias festivos, o número de pessoas envolvidas sobe exponencialmente, ultrapassando as várias centenas.

O cartaz da romaria já foi apresentado, durante um espetáculo cómico intitulado “Globos de Ouro”, numa alusão ao tema da romaria, que arrancou as gargalhadas e os aplausos de uma vasta plateia, no adro da igreja local.

O modelo do cartaz é Lúcia Brito, que vê o sonho de ser o rosto da romaria tornar-se realidade no ano em que vai desfilar como mordoma pela 19.º vez. O cartaz é da autoria de Sílvia Moreira e Sérgio Moreira.

Essencial no desfile das mordomas é a vela votiva de Santa Marta de Portuzelo, cuja elaboração está a cargo de Álvaro Sales.




Outras Reportagens


Scroll Up