Fotografia: Arquivo DM
Hospital de Guimarães adere a sistema de vigilância de Traumatismos e Acidentes

O Hospital de Guimarães aderiu ao sistema de Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes (EVITA), passando a registar os acidentes domésticos e de lazer que levam os utentes ao Serviço de Urgência, anunciou hoje aquela unidade hospitalar.

Redação/Lusa
5 Jun 2018

Em comunicado, o Hospital de Guimarães explicou que aquela adesão vai contribuir para “determinar as frequências e tendências dos acidentes e das suas diversas formas, bem como as características das vítimas, das situações e dos agentes envolvidos”.

O EVITA, coordenado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em colaboração com a Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS), é um “instrumento de observação em saúde que recolhe e analisa notificações no Serviço de Urgência”.

A longo prazo, explica o texto, “os objetivos passam pela identificação de situações de risco, bem como de produtos perigosos ou que propiciem a ocorrência deste tipo de acidentes”, sendo que o sistema permite “uma base de conhecimento para apoio da definição de políticas de prevenção baseadas na evidência”.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho de amanhã]




Notícias relacionadas


Scroll Up