Fotografia: DR/ Imagens cedidas

(atualizada)? Explosão em pirotecnia de Tui abala Valença e faz pelo menos um morto e 12 feridos

Bombeiros Voluntários de Valença mobilizados para o local.

Nuno Cerqueira
23 Mai 2018

Uma forte explosão na zona de Tui (Galiza) hoje à tarde, abalou o lado português em Valença. Centenas de pessoas saíram à rua.

 

As autoridades galegas falam para já em um morto e 12 feridos. Dezenas de vivendas, num raio de quatro quilómetros da pirotecnia, foram afetadas e algumas mesmo destruídas. Nas ruas é visível onde de impacto da explosão.

Os primeiros relatos apontavam para uma explosão numa estação de serviço, mas as informações oficiais acabaram por confirmar uma explosão num armazém de pirotecnia em Guillarei que foi fortemente sentida e avistada do lado português, nomeadamente em Valença do Minho.

«Numa fase inicial do alerta, foi apontado como sendo em Valença, mas a explosão foi do lado espanhol», disse o CDOS de Viana do Castelo ao Diário do Minho.

Toda a provincia de Pontevedra sentiu o abalo, inclusive em Vigo. Uma enorme «nuvem em formato de cogumelo» se via de vários pontos do lado português.

 

 

O alerta foi dado às 16h25 de Espanha (15h25 em Portugal). No local estão os Bombeiros de Baixo Minho e Vigo, assim como a Polícia local de Porrinho, Guardia Civil, Urgências Médicas e um helicóptero medicalizado.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]

 





Notícias relacionadas


Scroll Up